Conhecido pela exuberância e por seus mistérios, o Monte Roraima, localizado ao Norte do Estado, na tríplice fronteira com o Brasil, Guiana e Venezuela, atrai milhares de turistas e aventureiros todos os anos. Por ser um local de difícil acesso, para chegar ao topo do cume é preciso resistência física, disposição e muita adrenalina para seguir acompanhar os sete dias de caminhada, enfrentando chuva, sol e ventos que variam no decorrer do dia.
Há aqueles que sonham em conhecer o local, porém, devido ao tempo ou por não ter as condições físicas necessárias, acabam desistindo. Para atender a esse público específico, algumas empresas precisaram inovar, como a Roraima Adventures, há 13 anos no mercado local no segmento de turismo. A empresa oferece como opção pacotes para subir o Monte de helicóptero. “Essa é uma opção criada para pessoas que não tem tempo, que não querem longas viagens por terra, idosos ou pessoas ou com deficiência de mobilidade”, explica o proprietário, Magno Souza.
Ele conta que a aventura tem investimento de U$ 1,7 mil dólares por pessoa. A aeronave comporta até cinco passageiros. Ressalta que para fazer o trajeto, a equipe segue com o carro da Roraima Adventures até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil. De lá, acontece a decolagem para o topo do Monte Roraima. O mesmo trajeto acontece no retorno combinado com o cliente para o mesmo dia ou dois dias depois. “Com uns quatro dias de antecedência a gente envia uma equipe por terra com suprimento, equipamentos, barracas, panelas, fogareiro, material para acampamento”. No topo do Monte, a Roraima Adventures oferece percursos leves para conhecer os principais pontos, como as piscinas naturais, por exemplo. “Não é uma viagem que tenha calendário para ela, apenas algumas saídas, mas pode ser solicitada pelos grupos”, complementa. A próxima decolagem acontecerá no dia 18 de janeiro e ainda há vagas.
Segundo ele, o público é diversificado, apesar da procura por estrangeiros ser bastante requisitada, os brasileiros são os mais atraídos para conhecer o Monte e isso teve uma força depois da exibição da novela global Império, em 2014.
CURIOSIDADE – Apesar de se chamar Monte Roraima, você sabia que apenas 5% do território da montanha se situa no Brasil? 80% pertence à Venezuela e 15% à Guiana. Para subir ao topo, os turistas que optam pelas trilhas passam para o lado venezuelano, por ser a área mais fácil para subida.
OUTRAS AVENTURAS – Além do Monte Roraima, a empresa realiza city tour por Boa Vista e em regiões próximas a capital roraimense. Entre os roteiros destaques está a travessia do Cassino Chuí, a Gran Sabana e a mais alta cachoeira do mundo em Salto Angel. Nos passeios regionais há observação de pássaros, bike na Serra Grande, subida de serra, ida a comunidades indígenas, trekking na Serra Grande, Tepequem, canoagem, entre outros. A BR 174 pode ser explorada de Norte a Sul, saindo do Amazonas com chegada a Pacaraima, cidade roraimense fronteiriça com o Amazonas.
A Roraima Adventures fica na rua Coronel Pinto, no Centro de Boa Vista, próximo a Secretaria Municipal de Finanças. Os telefones para contato são 3624 9611, 3623 6972. Mais informações sobre os roteiros no endereço eletrônico www.roraimabrasil.com.br.
Por Yasmin Guedes