O único time de futsal da região Norte que atualmente está entre as melhores equipes do país, o roraimense Constelação, apesar desse bom desempenho não tem conseguido patrocínio suficiente para se apresentar nas competições nacionais, representando Roraima.
Por conta disso, o time lançou esta semana uma campanha para arrecadar recursos financeiros para a compra de passagens aéreas e demais despesas dos atletas que devem enfrentar, neste sábado (3), novamente o Pato, do Paraná, nas quartas de finais da Copa do Brasil 2019.
O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em casa, na última sexta-feira (26), no ginásio Hélio Campos, e a equipe constelar conseguiu um feito extraordinário: quebrou a invencibilidade da equipe do Paraná, atual campeã da Liga Nacional, que estava há 11 jogos sem perder. O jogo em Boa Vista terminou em 5 X 3.
No jogo de volta entre o Constelação e Pato, no sábado, o time roraimense entra com vantagem em quadra, pois pode se classificar apenas com um empate. “E se a gente perder, ainda vai pra prorrogação e se empatar vai para disputa nos pênaltis. Portanto, nós temos uma chance de lutar, ganhamos aqui e estamos confiante de conseguir um resultado que nos leve a semifinais com o time do Corinthians”, explica Olano Matos, treinador da equipe.
Segundo o treinador, houve promessas de algumas instituições para patrocinar o time, mas até o momento não receberam retorno. Portanto, o grupo não possui dinheiro suficiente para todas as passagens, que são no total 20 pessoas entre atletas e comissão técnica. Por conta disso, o time precisará ir de ônibus para Manaus e de lá conseguir passagens mais em conta para chegar ao Paraná até sexta-feira.
“Estamos tentando fazer a reserva de Manaus para Foz do Iguaçu e de lá pegar um ônibus para Pato. O ideal seria nós irmos para Chapecó que fica a 130 km de Pato Branco, mas a passagem para lá está onerando em 560,00 por pessoa. Tentamos, buscamos apoio com instituições públicas do estado, mas não conseguimos nada. Foi então que decidimos fazer essa campanha e contar com a ajuda dos amigos e torcedores”, explica.
Ele ressaltou ainda que, além da Copa do Brasil, o time Constelação já tem jogo marcado, na próxima semana, em outra competição nacional, que é a Taça Brasil – Divisão Especial, também promovida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Nela, estão os melhores times dos estados e se a equipe roraimense não comparecer, serão rebaixados e punidos, o que seria um retrocesso em toda essa trajetória que a equipe conseguiu conquistar até aqui.
“E é fechar as portas. Tanto que a gente luta para conseguir ficar entre os melhores e correndo esse risco é muito complicado”, avalia o treinador e diretor do clube. Quem quiser colaborar com qualquer quantia, o grupo disponibilizou duas contas bancárias para depósito, uma no Banco do Brasil e outra na Caixa Econômica.
Banco do Brasil:
Agência: 4263-3
Conta corrente: 32596-1
CPF: 382.832.202-68
OLANO INÁCIO DE MATOS – Diretor do clube
Caixa Econômica
Agência: 3027
Op: 013
Conta corrente: 32752-0
CPF: 016.830.272-13
DIMAS RODRIGUES VIANA NETO