A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) firmaram, nesta quinta-feira (3), um convênio para a concessão de estágio a estudantes de graduação da universidade de cursos que exijam esta fase obrigatória. A assinatura ocorreu no auditório da reitoria da instituição de ensino e contou com a presença de autoridades, servidores e acadêmicos.
O convênio representa uma oportunidade para que os acadêmicos tenham acesso a experiências práticas em diversas áreas do conhecimento. A parceria tem como objetivo aprimorar a formação acadêmica, ao contribuir com o aperfeiçoamento cultural, científico e social dos estudantes.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a relevância da cooperação para os órgãos públicos e população do Estado.
“Essa parceria permitirá que haja troca de experiência e aprendizado aos acadêmicos, pois o Poder Legislativo possui toda uma gama de atuação, não só no processo de legislar, fiscalizar, mas também de representar e de atuar na área social. Essa cooperação com a Universidade abre espaço para o aprimoramento dos alunos da UFRR, e, sem dúvida, o grande vencedor será a sociedade roraimense”, pontuou Sampaio.
O reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, demonstrou satisfação com a assinatura do documento e comentou os benefícios do convênio para o processo de ensino-aprendizagem. “Com alegria, anunciamos mais uma parceria com a Assembleia Legislativa, em que oferecemos aos alunos a oportunidade de complementar a formação por meio de projetos na capital e no interior. Essa experiência prática ampliará os conhecimentos dos nossos alunos e fortalecerá a qualificação profissional”, enfatizou o reitor.
Estágio de Libras na ALE-RR
A acadêmica do curso de Letras-Libras da UFRR, Monique de Souza, está no oitavo semestre da graduação e foi uma das estudantes beneficiadas com a oportunidade de estágio na Casa Legislativa. O estágio, para ela, elevam a qualidade dos conhecimentos.
“Essa experiência foi bem gratificante. Tivemos a oportunidade de aprender sobre legislação, como funciona a Assembleia Legislativa, além de sinais específicos referentes ao ambiente jurídico. Foi desafiador, mas também enriquecedor para o nosso aprendizado como futuros intérpretes de Libras”, revelou Monique.
A coordenadora do curso de Letras/Libras da UFRR, Thaysa Oliveira, explicou que o primeiro contato foi feito com a Superintendência de Comunicação da ALE-RR para viabilizar estágios nas transmissões das sessões e na produção de conteúdos para a TV Assembleia. Segundo ela, o Parlamento Roraimense foi escolhido como um espaço estratégico para o desenvolvimento dos graduandos.
“A gente sabe que a Assembleia Legislativa é um lugar muito frequentado pela população e onde se tomam decisões importantes. Por isso, é fundamental garantir acessibilidade e dar voz à comunidade surda, sendo que o profissional tradutor e intérprete tem a missão de promover essa comunicação e garantir que as demandas da comunidade sejam compreendidas e respeitadas”, esclareceu Thaysa.
A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lúcia Nunes, também participou da assinatura do convênio e ressaltou a variedade de áreas acadêmicas que poderão ser beneficiadas pelo acordo.
“Como egressos da UFRR, sabemos a importância de instituições que acolhem estudantes para o estágio obrigatório. Por isso, a Assembleia Legislativa tem diversas áreas para oferecer aos acadêmicos, a exemplo da gestão de pessoas, administração, jurídico e comunicação. Dentro da comunicação, começamos com o curso de Libras, reforçando a inclusão já presente na Casa, mas também beneficiará estudantes de jornalismo”, concluiu a superintendente.
Os registros fotográficos da assinatura do convênio estão no Flickr da ALE-RR. O acesso é realizado por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Fonte: SupCom ALE-RR