Já começou a Semana do Microempreendedor Individual que o Sebrae realiza todos os anos. Mais uma vez a edição será gratuita e toda online devido à pandemia do coronavírus. Os microempreendedores individuais são considerados um primeiro passo rumo à formalização para quem pensa em abrir uma empresa.
Para discutir assuntos de interesse dos MEIs, haverá capacitação e orientações especiais para os microempreendedores individuais e potenciais empresários. A programação é gratuita e oferece palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, obrigações e benefícios do Microempreendedor Individual.
Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país e ainda há muito espaço para crescimento. O setor responde por 56.7% do total de negócios em funcionamento no Brasil.
De acordo com o último perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos, e representou um crescimento de 8% em relação a 2019.
Os setores de comércio varejista de vestuário e acessórios (180 mil); promoção de vendas (140 mil); cabeleireiros, manicure e pedicure (131 mil); fornecimento de alimentos para consumo domiciliar (106 mil) e obras de alvenaria (105 mil) seguiram – a exemplo de 2019 – liderando o ranking de atividades com o maior número de MEI criados.
Conforme o estudo, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornarem MEI. O levantamento também revela que 51% dos MEI em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% eram empreendedores informais.
SEMANA
O garoto propaganda da edição de 2021 é o empreendedor Rick Chesther, ambulante que transformou a venda de água em sucesso e, hoje, faz palestras e ensina técnicas de vendas para que mais pessoas tenham o mesmo desempenho. Na campanha, Rick, influenciador de negócios da internet, conhecido pelo bordão “Pega essa visão”, convida empreendedores já formalizados ou que pretendem criar uma empresa a participar das palestras, oficinas e capacitações gratuitas do evento.
Rick já chegou a palestrar em Harvard e se tornou sucesso no YouTube. Sua entrada para o mundo dos negócios aconteceu quando, desempregado, pediu R$ 10 emprestados para vender água na praia e viu que poderia ter lucro após o início da nova atuação. O empreendedor das ruas de Copacabana, que ficou famoso pela sua forma inusitada de comandar seu negócio de água mineral, encoraja os empreendedores a pegarem essa visão para verem o sucesso do seu negócio.
Serviço:
Semana do MEI
Inscrições: www.sebrae.com.br/semanadomei