Alunos da escola municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz, localizada no bairro Cidade Satélite, participaram de atividades promovidas por uma turma de acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia, na última quinta-feira, 6, e foram incentivados a adquirir o gosto pela leitura durante a segunda edição da Oficina Pedagógica de Alfabetização e Letramento.
A atividade contou com a supervisão da professora Maria Selma Cavalcante de Sousa, da disciplina de Alfabetização e Letramento. De acordo com ela, a atividade associa a prática pedagógica à formação acadêmica do professor alfabetizador. Por meio de jogos pedagógicos, dramatizações e contação de histórias, os alunos da escola municipal tiveram contato com a alfabetização e o letramento, segundo a professora, interagindo e construindo seu conhecimento por meio de uma metodologia que favorece sua aprendizagem.
O projeto nasceu no início neste ano e a ideia é que aconteça uma vez a cada semestre. A primeira edição aconteceu em outra escola, e de acordo com Maria Selma, será preferencialmente nas proximidades do Centro Universitário. “Atendemos 420 crianças do 1º ao 5º ano por meio de cinco oficinas e a participação de 22 acadêmicos. Eles receberam a teoria em sala de aula, quando estudaram todo o material que seria utilizado e confeccionaram todos os jogos, fantasias e demais adereços que seriam usados durante a ação, e vieram realizar a prática pedagógica do professor durante a oficina. Nas oficinas, atividades de Literatura Infantil e Literatura de Cordel, tipo de poema popular, conforme as idades.
Selma explicou que o projeto prevê que os alunos do 4º e 5º anos conheçam um pouco sobre a Literatura de Cordel e suas características, e os do 1º, 2º e 3º anos, sobre as letras do alfabeto de forma lúdica por meio do desenvolvimento de jogos de alfabetização e histórias contadas com caracterização de personagens para despertar nas crianças o gosto e interesse pela leitura.