Crise não assusta pequenos empreendedores que apostam em novos negócios

Algumas pessoas resolveram simplesmente ignorar o bicho papão da crise econômica, tão alardeada mundo afora, e transformam esse período em uma boa oportunidade. É o caso da empreendedora Fátima Morales, que há muitos anos fazia bolos confeitados por encomenda e esse ano resolveu apostar definitivamente nesse ramo.

“Agora com os filhos criados, com tempo ocioso, resolvi investir fazendo bolos da vovó e bolos de pote. Me ocupo a semana inteira, além de ser prazeroso, não fico ociosa e, claro, que entra uma renda”, comenta ela ao salientar que visa a realização pessoal em primeiro lugar. “Trabalhar com o que gosto”, ressalta.

A tão falada crise não assustou Fátima que já pensa em formalizar o pequeno negócio. “Vou formalizar sim, acho importante. O medo nunca fez parte do meu dicionário, a gente tem que arriscar, o investimento está sendo tranquilo por que não foi alto”, diz. O sucesso do seu negócio, segundo ela, tem nome: propaganda boca a boca. “É a melhor forma. Todo mundo indica, compartilha. Essa crise que todo mundo esta falando, no meu negócio ainda não chegou e espero que não chegue”, comemora.

Renan Campelo, proprietário do quiosque Nem Que a Vaca Tussa
Renan Campelo, proprietário do quiosque Nem Que a Vaca Tussa

Discurso semelhante tem o jovem empresário Renan Campelo, dono do quiosque Nem Que a Vaca Tussa, que comercializa artigos para presentes, recém-inaugurado em um shopping na zona Oeste de Boa Vista. “A crise é uma excelente oportunidade de expandir os negócios. Com o fechamento de diversos empreendimentos no mesmo segmento que o meu, observei que foi o momento de lançar minha marca e trabalhar para que ela se fortaleça”, analisa.

Para alcançar o sucesso no seu negócio, Renan indica uma espécie de “regra básica”. “Geralmente, eu diria que o atendimento é um dos fatores mais decisivos na hora venda. Mas, acredito que nesse momento de crise, o melhor preço é fundamental para concretizar o negócio. Tenho reduzido o markup(percentual)empregado a cada produto e focado no giro de vendas das mercadorias”, pondera.

E falando em dicas, vale anotar o que o Renan acredita que pode mudar os rumos de um novo negócio: “Pesquisar, fazer um plano de negócios, observando mercado e o fluxo de pessoas pela localização onde pretende começar seu empreendimento. Persistir sempre e trabalhar o momento”.

“Correr riscos é uma característica do empreendedor”, diz consultora de negócios

Empreendedor de verdade, segundo a consultora do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Roraima, Eleonora Melo, tem que correr riscos. “É uma das características inerentes ao comportamento empreendedor”, diz.

Por isso mesmo, independente do momento de crise ou não, o empreendedor que quer ter sucesso, arrisca. “Mas esse é um risco calculado, estudado, que se corre pra dar certo”, salienta.

Na opinião da consultora, montar um novo negócio em época de crise é aproveitar uma oportunidade. “No olhar do empreendedor é exatamente isso que ocorre. Ele vê na crise uma oportunidade de negócio. Percebe que existe uma carência de determinado produto ou serviço, e se insere nessa brecha que o mercado está oferecendo. Como ele faz isso? Com planejamento, com pé no chão. Aí que está a grande sacada de correr o risco calculado. Não faz por fazer, verifica a possiblidade de sucesso nesse mercado e segue adiante com planejamento, estudando o público alvo, procurando as ferramentas que cheguem ao desejo desse cliente”, analisa.

O pontapé inicial, segundo ela, pode ser procurar um consultor ou especialista no mercado, e não tiver essa possibilidade, até devido aos custos, buscar ajuda junto aos órgãos de competência com o Sistema S. “Se o negócio que ele esta pensando em montar for no ramo industrial procurar o Sesi (Serviço Social da Indústria), que é capacitado para dar orientação. Se for comércio procurar o Sebrae, e se for cultura ou lazer, o SESC (Serviço Social do Comércio). Enfim, tem uma série de órgãos de apoio, e tem uma ferramenta chamada Canvas, difundida na Internet, que é a organização de ideias de negócios que permeia todo o negócio, desde a proposta de valor”, orienta.

Para finalizar, Eleonora, dispara: “Todo empreendedor tem um sonho, projeto de vida, ser dono do seu próprio negócio. Então a dica é faça acontecer, faça desse projeto o objetivo da sua vida. Mas faça pensando, seguro, não tem coisa prior do que fracassar. O fracasso tira as energias, a vontade de continuar. Seja persistente, mas organizado para fazer dar certo”, conclui.

Foto Hisraufre Emiliano. Eleonora Melo é consultora de negócios
Foto Hisraufre Emiliano. Eleonora Melo é consultora de negócios

Saiba Mais:

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No link abaixo você fica sabendo um pouco mais sobre o Business Model Canvas ou quadro de modelo de negócios. Vale a pena conferir e até esboçar um modelo do seu negócio  http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Canvas:-como-estruturar-seu-modelo-de-neg%C3%B3cio