Neste mês o Curso de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR) completa 25 anos contribuindo para a formação de muitos alunos. Criado em 1990, contava com a atuação de oito professores. Hoje são 13 docentes. Para comemorar está sendo realizada a XXIV Semana de Química.
O evento iniciou na segunda-feira (7) e encerra nesta sexta-feira (11) com entrega de medalhas da III Olimpíada Roraimense de Química e homenagem às escolas parceiras do Curso através de estágios ao longo dos 25 anos de existência.
Durante a Semana, o estudante Marcos Carvalho do 1º semestre do Curso de Química, pela primeira vez atua como voluntário no evento e está elaborando um projeto científico. “Tenho muitas atividades na UFRR, é cansativo, mas serei recompensado. Gosto muito das aulas práticas realizadas no laboratório”, disse.
Todos os anos é realizada a ‘Semana de Química’ que surgiu em 1992, e faz parte das atividades de Extensão. Outras atividades realizadas pelos alunos são a confecção de materiais didáticos, ministração em palestras nas escolas sobre o Curso de Licenciatura em Química, experimentos, orientação às escolas do ensino médio e fundamental.
Francisco da Chagas foi um dos primeiros professores atuando na Universidade e acompanhou de perto o crescimento do Curso. “Quando iniciou, a situação da infraestrutura era precária, não haviam equipamentos de suporte no ensino. Hoje o aluno tem maior facilidade e acesso aos equipamentos, laboratórios e comodidade nas salas de aulas”, refletiu o professor Francisco.
Segundo o professor Abdel Massa, que também foi aluno, em 1991 não existia biblioteca e as aulas eram feitas em salas improvisadas, pois os prédios estavam inacabados e ainda não pertenciam a UFRR. Mas, atualmente, o curso possui um acervo de 32.744 livros de química na biblioteca da UFRR, para que os alunos possam desenvolver pesquisas biográficas. “Ainda lembro do prédio que ocupamos, os professores e alunos mobilizando-se para colocar a lousa, cadeiras e tudo isso pensando no aprendizado. As ruas não eram asfaltadas, quando inverno tínhamos muita dificuldade para de locomoção”, relembrou o professor Abdel Massa.
Atualmente, a infraestrutura do curso possui seis salas para os professores, uma sala para atender os programas acadêmicos. Para aulas teóricas possui quatro salas que atende outros cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e dez laboratórios para desenvolvimento de atividades práticas, pedagógicas e recurso didático. Além disso, possui um prédio para análise de grãos e derivados que fornece serviços para outras instituições.
A coordenadora do Curso de Química, Mirla Cidade atua como professora há mais de três anos e relata que foi estudante da Universidade e hoje ensina aos alunos. “É gratificante ensinar aos alunos, poder transmitir todo o conhecimento adquirido”, enfatizou.
Química oferta anualmente 35 vagas, possui 271 alunos formados e 175 matriculados. O curso exige muito do aluno na parte teórica e prática, um dos maiores desafios é lidar com os alunos recém-chegados que possuem dificuldades no aprendizado e acabam desistindo. Para combater o número de evasão e desistência, a coordenação mudou a grade do curso, no primeiro semestre o aluno tem aulas intensivas de metodologias do ensino básico.
Fonte: Ascom UFRR