Que o momento é tecnológico, isso ninguém mais discute. Agora como utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso ao conhecimento de variados temas continua sendo analisado. Ainda mais quando os assuntos precisam cada vez mais de disseminação com o maior número de pessoas, como os Direitos Humanos.
E como forma de contribuir para a garantia dos “direitos humanos em tempos voláteis”, o mestrando da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Alcenir Gomes, criou um debate sobre o assunto, abrindo a discussão para o maior número de pessoas possível. Além de um curso de extensão, três encontros ao vivo pela internet estão programados para acontecer em junho e julho, pelo Youtube.
No curso e nas lives, serão apresentadas diversas ferramentas digitais gratuitas que podem dinamizar processos de ensino-aprendizagem e instigar os participantes a refletir nossa cidadania digital. “Esperamos que este projeto sirva, portanto, como uma alternativa na formação de uma sociedade plenamente envolvida com a cultura da proteção das garantias do indivíduo e no fortalecimento de uma cidadania digital mínima. Quero demonstrar a necessária correlação entre as ferramentas digitais de aprendizagem e a proteção dos Direitos Humanos”, ressalta.
Em menos de 24 horas as vagas para o curso de extensão foram preenchidas. Mas os bate papos são abertos e vão começar dia 16 de junho. O primeiro terá a participação do professor doutor da Universidade Federal do Paraná, André Souza, que vai abordar “Tempos voláteis e a necessidade de afirmação dos Direitos Humanos: Qual o papel da educação nesse processo?”.
O segundo encontro será no dia 7 de julho, e terá a participação do professor doutor Maurício Cunha, da PUC de Minas Gerais. Ele vai abordar “Direito ao esquecimento”. Por fim, a última live será no dia 14 de julho, trazendo uma reflexão sobre “Legado digital: qual é o seu?”. Para levantar a discussão foram convidados os professores doutores da PUC de São Paulo, Lídia Zuin e Diogo Cortiz.
A iniciativa do mestrando é o produto de conclusão no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, da Uerr. “O objetivo discutir os desafios que nossa sociedade tem enfrentado e que terá, em breve, para garantir os Direitos Humanos nestes dias voláteis, bem como apresentar ferramentas tecnológicas que podem facilitar à sociedade de educadores (formais e não-formais) a possibilidade de colaborar na difusão de conhecimentos ligados ao tema, aportando novos elementos aptos a garantir a salvaguarda de direitos e ampliar a discussão a respeito da necessária criação de uma cidadania digital mais ética e engajada”, explica.
Todos os encontros estão para marcados para às 19h15, horário de Boa Vista. Para acessar o link de cada live, os interessados precisam entrar no site do evento, clicando em https://sites.google.com/view/ticdh/.