A CEPDC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Roraima) já conta com militares do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) atuando juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil do Uiramutã nas ações de resposta as fortes chuvas que afetaram algumas comunidades do município entre os dias 20 e 21 de outubro.
Segundo dados repassados pela Defesa Civil do munícipio e constatados no local pelos militares do CBMRR, as áreas mais afetadas foram as das comunidades Brototó, São Mateus e Monte Moriá. Os bombeiros militares constataram, após realizarem as visitas nos locais que 13 residências unifamiliares (com 40 pessoas) , uma escola estadual indígena e uma igreja local sofreram danos totais ou parciais na comunidade Brototó.
A comunidade São Mateus sofreu com danos em 11 residências unifamiliares (30 pessoas) e a Monte Moriá registrou três residências unifamiliares afetadas (10 pessoas). Em todas as comunidades citadas os telhados das residências foram danificados pelos fortes ventos que ocorreram na noite de domingo para segunda. A Escola Estadual Indígena foi totalmente destruída.
Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de Roraima e comandante geral do CBMRR, coronel Doriedson Silva Ribeiro, a atuação conjunta entre os órgãos de Defesa Civil Estadual e Municipal foi muito importante para a rápida resposta frente ao desastre.
“Assim que tomamos ciência do ocorrido, fizemos contato com a Defesa Civil Municipal e informamos que estávamos prontos para auxiliar no que fosse preciso e, de imediato, deslocamos uma equipe com três militares do Corpo de Bombeiros para auxiliar no levantamento dos danos e nas demais ações”, informou Ribeiro.
Fonte: Ascom CBMRR