Nesta quarta-feira, 7 de setembro, comemora-se mais um Dia da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar, que em Boa vista acontece a partir das 7h30, na avenida Ene Garcez, no Centro. A organização do evento é de responsabilidade do Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, e conta ainda com a parceria de órgãos estaduais e municipais.
As apresentações começam com revista das tropas militares pela governadora Suely Campos. A cerimônia de abertura do desfile está prevista para 8h, em frente ao palanque oficial, na Praça das Águas, próximo ao Portal do Milênio. A apresentação das entidades civis e das 34 escolas da rede estadual de ensino, começa às 8h10, seguida dos desfiles das tropas militares, entre elas: Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Algacir Antonio Polsin, comentou que como em qualquer outro aniversário, é natural que se faça uma análise crítica neste dia, sobre tudo o que foi realizado nestes anos de Independência do Brasil e na evolução ocorrida nesse meio tempo, refletindo principalmente sobre o status do País e no significado da expressão “Nação Brasileira”. “Esta data não representa apenas o somatório da extensão territorial, da população, do idioma, e dos símbolos, tradições e valores, entre outros aspectos, que formam a nossa percepção de brasilidade, de coesão interna e de amor à Pátria. Mas também, nos faz refletir sobre o concerto atual das nações e como projetarmos o que queremos para o futuro do nosso País, do nosso povo e de nossos filhos”, destacou.
“Nesta data, o Exército Brasileiro, representado em Roraima pelas tropas da 1ª Brigada e pelo 6º BEC, relembra os feitos do passado, com o orgulho e a certeza de quem em muito contribuiu nas vertentes do desenvolvimento e defesa do Brasil e para o Estado de Roraima, colaborando para um futuro da nossa Nação e para a população que habita esta bela terra de Makunaima. Fica a certeza de que estaremos sempre comprometidos com os interesses maiores da Nação Brasileira, não medindo esforços para suplantar todo e qualquer obstáculo que possa dificultar a consecução dos objetivos nacionais, para o bem maior do nosso Brasil”, mencionou o general.
SEGURANÇA – Cerca de 150 policiais militares serão responsáveis por preservar a ordem pública e segurança do público presente. O evento também irá contar com apoio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva e uma equipe de Contingências de Distúrbio Civil da PMRR. “A equipe de contingência só atua, caso haja manifestações ou reivindicações por parte de organizações ou sindicatos”, esclareceu o Tenente coronel Paulo Macedo, subcomandante de Policiamento da Capital.
O isolamento do local, bem como a organização do trânsito e estacionamento contam também com a apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), SMTran (Secretária Municipal de Segurança e Trânsito), bem como da Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural).
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social