No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. O consumo da bebida está em franco crescimento e o Brasil alcançou o primeiro lugar, no último ano, entre os países que mais consomem café no mundo. E para festejar cada vez mais essa mudança de comportamento dos últimos anos haverá comemorações em alusão ao dia 24 de maio em todo o país. Em Roraima, uma programação especial foi planejada para o final de semana, no Café Expresso, a casa mais antiga do gênero em Boa Vista.
Degustação gratuita e workshop para explicar quais as diferenças que existem entre os tipos de cafés, os tipos de bebidas que podem ser feitas com ele, vão acontecer na sexta (24) e sábado (25). Para o domingo (26), está marcada a sétima edição da Oficina de Preparo e degustação, a partir das 9h.
A barista da casa, Camila Furlin, explica que a ação da sexta-feira será através de uma demonstração rápida com dicas de preparo, uso correto dos acessórios, e as pessoas vão poder experimentar o resultado. No sábado terá mais degustação, tendo como atração principal os cafés especiais.
“Vamos escolher um rótulo e colocar para degustação gratuita para que as pessoas tenham a oportunidade de experimentar. Às vezes, as pessoas têm dúvidas sobre qual café mais gostam. Então, essa será a oportunidade para aproveitar e experimentar”, convidou, lembrando que a participação é gratuita a todos os clientes que estiverem na casa.
Ela lembra que no encontro de domingo é um curso mais completo onde é feita uma combinação de degustação de cafés, com uma introdução sobre os cafés especiais, explica os princípios daqueles métodos e são feitas receitas de drinks. “Nós fazemos um breve cardápio de bebidas a base de café. A gente ensina as pessoas a fazerem algumas coisas que se consegue fazer com os utensílios que tem em casa, e como fazer adaptações. O Affogato, por exemplo, é uma receita super simples: leva sorvete, uma dose de café e farofa de paçoquinha por cima. É bem charmosa e pode fazer em casa”, conta.
Segundo Camila, em Roraima já existe um público apreciador do café que busca cada vez mais conhecimento sobre o assunto. “Já vamos para a sétima edição da oficina e o público tem cada vez mais se interessado. Nesses dias, sempre aparece alguém que nunca tinha experimentado algo diferente do que já está acostumado a tomar, e assim o resultado tem sido bem expressivo”, observa.
A ideia da casa é passar para programação de cursos avançados ao longo do ano. “Pensamos, por exemplo, em trazer análises sensoriais de café que é uma etapa mais aprofundada, como se faz com os vinhos, fazemos com cafés. É o mesmo princípio pro café: existe toda uma análise sensorial, que identifica se é café frutado, se tem nota de doce de leite, e etc. Vamos ensinar a treinar o paladar para perceber essas diferenças. Tudo é uma questão de treino”, explica.
DIA DO CAFÉ
O Dia Nacional do Café foi criado há mais de 20 anos, estabelecida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), com o intuito de fomentar o consumo do café no Brasil. A barista do Café Expresso explica que o jogo virou há uns anos quando o brasileiro passou a consumir mais café e de qualidade.
“Portanto, é uma data que a Associação estimula que as cafeterias a comemorem, fazendo alguma ação para desenvolver o consumo do café especial. Além de conscientizar o consumidor da importância que isso tem para a economia brasileira, para as cidades que se desenvolvem a partir do café. Não trata-se simplesmente de uma bebida que a gente consome, tem toda uma história muito importante por trás tanto para nossa economia e para o bem-estar para sociedade geral”, ressalta.
SERVIÇO
Semana de Comemoração do Dia Nacional do Café
Data: 24 a 26 de maio
Local: Café Expresso
Oficina: R$150,00 (vagas limitadas)
Informações: (95) 3224-0490