O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo, e quando se fala em começar cedo, inclui-se aí a fase da gestação. Ler para o bebê durante a gravidez e continuar depois do nascimento contribui para o desenvolvimento infantil. As mães e os pais atendidos pelo programa Família que Acolhe sabem da importância desse hábito, tanto que nesta quarta-feira, 18, transformaram a Universidade do Bebê em uma sala de leitura para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.
Eles aproveitaram para contar histórias, mostrar as figuras e observar a reação dos filhos. A leitura é uma temática frequente no programa que tem como foco a primeira infância – fase da gestação até os seis anos de idade. Foi no Família que Acolhe que a estudante Luara Costa Alves, 19 anos, mãe da Maria Eduarda, 1 ano, descobriu que ler para os filhos vai além da diversão.
“É com a leitura que a criança vai conhecendo as coisas. Isso vai contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dela. Cada dia que a criança vai crescendo com esse hábito, ela vai entendendo mais”, disse.
A pedagoga do programa, Eloísa Santos Souza Castro, reforça que a leitura tem efeitos importantes em vários aspectos do desenvolvimento infantil. O hábito ajuda no desenvolvimento da memória, imaginação e criatividade da criança, além de outros ganhos. “Contribui para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, desenvolvimento da linguagem, aumento significativo da quantidade de palavras pronunciadas pelas crianças e auxilia na alfabetização”, disse.
Para Bianca Kimberly da Silva Brito, 17 anos, mãe do Josué Matheus, 1 ano, a leitura é um momento especial entre ela e o filho. “Eu, sempre que posso, leio para o Josué, mostro os livros, converso sobre as histórias e percebo a expressão dele aprendendo. Dessa forma, eu acho que ele vai se interessar pela leitura desde cedo”, disse.
Outro ganho observado pelos especialistas do programa Família que Acolhe é que ao estimular os filhos, os pais que não tinham o hábito da leitura acabam adquirindo. A orientação dos profissionais é que o momento da leitura seja divertido e participativo e que o livro seja como um brinquedo para a criança.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)