Dicas de como fazer boas fotos com o smartphone nessas férias

Quem não quer fazer registros bacanas nas férias e postar nas redes sociais? Seja de paisagens, objetos interessantes, pratos, lugares visitados, pessoas queridas ou do look escolhido. Mas para conseguir um efeito profissional, não é necessário um super equipamento. Também é possível fazer boas produções usando apenas um smartphone.

Para potencializar a câmera do celular e alcançar resultados incríveis, basta seguir algumas dicas essenciais, que servem, inclusive, para aqueles que não entendem muito de fotografia.

A gerente de marketing da TIM Centro-Norte, Camila Zoé, conta que para aqueles que curtem fotografia, existem no mercado várias opções de smartphones com excelentes câmeras e para todos os bolsos, o que sempre é levado em consideração na hora da compra.

“O Galaxy J5 Pro, é uma boa opção para quem não quer gastar muito. As câmeras traseira e frontal têm sensores de 13 MP que oferecem um bom desempenho durante o dia e também à noite e até mesmo em ambientes escuros. O J7, assim como o Galaxy J5, possui as mesmas especificações para fotografia, a única diferença é que este tem mais espaço de armazenamento e tela FULL HD, que garante imagem com alta resolução e maior qualidade. Já o o G5S Plus, da Motorola, tem câmera dupla, sendo capaz de fazer fotos com o modo retrato. No caso de selfies, a câmera frontal possui lente de ângulo aberto – uma característica interessante para caber todo mundo na foto.. Além dos aparelhos citados, indico ainda: Galaxy S7, Galaxy A8, Galaxy S8, Galaxy S9 Plus, Galaxy Note 9, Zenfone 4, Xperia XZ2, Moto Z2 Force, Zenfone 5Z, LG G7, Iphone 8 plus, Iphone XR e o Iphone XS”. Todos podem ser encontrados nas lojas da TIM com preços diferenciados”, explica.

Mas, independentemente do smartphone que possua, é possível ajustar qualquer modelo para fazer aquela foto digna de postar. Basta seguir os passos abaixo:

1º Passo: Limpar as lentes e configurar

Antes de fazer uma foto, o ideal é que se limpe a lente, já que a mesma costuma ficar exposta e pode, facilmente, sujar, comprometendo o resultado do registro. Com as lentes limpas, vá às configurações para definir o tipo de resolução das suas fotos. Se optar por uma resolução alta, as fotos e os vídeos terão maior qualidade. Explore as configurações avançadas. Você pode não saber o que significam, mas brincando com os recursos, pode fazer fotos legais.

Uma opção é o recurso chamado High Dynamic Range, que captura três fotos para mesclar todas elas numa única imagem, priorizando o melhor de cada uma. Ele é ideal para fotos com desequilíbrio de luz. Porém, vale o alerta: esse recurso não é indicado para registro de cenas com movimento.

2 º Passo: Explore o foco

O foco pode ser escolhido na forma manual ou automática. Através dele é possível conseguir vários efeitos como, por exemplo, borrar o fundo da imagem, deixando em destaque o que se quer valorizar na fotografia. Mas como utilizar esse recurso? Para focar num objeto, que queira fotografar, por exemplo, basta apenas tocar na tela em cima do que se pretende deixar nítido, em primeiro plano.

3º Passo: Atenção para a luz

Essa é uma dica bem importante. Quanto mais luz natural no local, maior a qualidade da foto. Mas vale uma se atentar para nunca fotografar objeto ou pessoas que estejam de costas para a luz, ou seja, o fotógrafo nunca deve estar contra a luz. Se esse for o caso, deve-se ativar o flash para ‘quebrar’ a claridade.

Selfie – Para aqueles que são fãs de selfie e têm habilidade para este tipo de foto, vale destacar que a câmera frontal não tem a mesma qualidade da traseira, uma vez que a câmera traseira não possui uma resolução tão boa. Nesse caso, a melhor opção é usar o famoso bastão de selfie, até para ganhar amplitude no cenário e espaço entre o fotógrafo e o smartphone.

4º Passo: Enquadramento

Um recurso ideal para enquadrar as fotos é a Regra dos Terços, uma funcionalidade oferecida pela maioria dos smartphones. É uma grade de alinhamento que, ao ser ativada, divide o campo de foto no celular através de duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Os pontos onde essas linhas se encontram atraem os olhos, logo, basta apenas o objeto ocupar um desses pontos e estará centralizado. Não se preocupe, pois essas linhas não vão aparecer na imagem, após tirar a foto.

5º Passo: Valorize com a edição

Por fim, o ideal é apostar nos recursos de edição que garantem fotografias mais coloridas ou em tons de cinza, entre outros aspectos da imagem. Além das ferramentas oferecidas pelos smartphones, hoje existem muitos aplicativos que oferecem variadas possibilidades de finalizar e dar retoques na sua fotografia.

“Outro ponto, também importante, é atentar para o cuidado com o cenário como um todo, evitando algo que possa destoar na imagem. No mais, a aposta é sempre na naturalidade das expressões e na tentativa de registrar o sentimento vivido no momento do click. Afinal, a ideia sempre é recordar”, concluiu Camila Zoé.