Mapear os modelos de sucesso de inovação tecnológica na Rede Federal de Educação, para que eles possam contribuir para o crescimento da área no Instituto Federal de Roraima (IFRR), foi o objetivo da visita do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, Vinícius Tocantins, aos estados do Amazonas e de Rondônia.
No primeiro destino, ele conheceu o modelo de incubação de empresas do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a AYTY, que foi implantada em 2003 e possui três unidades instaladas em funcionamento, nos Campi Manaus Centro, Zona Leste e Presidente Figueiredo.
Posteriormente, o diretor seguiu viagem para o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), onde aprendeu sobre o modelo de sucesso na prospecção e na gerência de patentes oriundas de pesquisas da instituição. A reunião aconteceu nos dias 16 e 17 de março, sob a coordenação de Rafael Paes, que está à frente do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifro.
Tocantins explicou que as visitas oportunizaram o entendimento sobre a parte processual de registro de patente e sobre como devem ocorrer os diálogos com os atores envolvidos. “Entender esse fluxo completo será útil para que obtenhamos êxito na gestão da nossa propriedade intelectual e de patentes, a exemplo de instituições como o Ifam e o Ifro”, disse.
Repasse de informações – Nesta sexta-feira, dia 24, o diretor do NIT convida os servidores interessados a participar, na sala de reuniões do núcleo, das 8h30 às 12h, de um encontro onde serão relatadas as experiências obtidas nas visitas às instituições.
Fonte: Ascom IFRR