Esta quinta-feira, dia 2 de agosto, será o Dia “D” de discussão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio promovido pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Em Roraima, 29 escolas irão participar na avaliação da proposta da Base que está em análise pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).
O objetivo da ação é realizar uma grande consulta pública sobre a Base e receber sugestões de melhorias. O Dia D será promovido nas próprias escolas. Cada uma delas deverá reunir o corpo docente do Ensino Médio para a realização de cinco atividades. A principal delas é o preenchimento do formulário de avaliação da BNCC.
Nesse momento, de acordo com a atividade proposta, os professores serão divididos por áreas de conhecimento, para analisar as competências e habilidades da sua área. A equipe da Divisão de Fortalecimento do Currículo estará acompanhando as atividades nas escolas estaduais.
“Os professores terão a oportunidade de analisar e opinar se as competências e habilidades presentes na proposta têm clareza e pertinência. Também queremos saber se eles enxergam a presença de todos os componentes nessas habilidades”, explicou a secretária adjunta de Educação, Graciela Ziebert.
O resultado da consulta pública será encaminhado ao CNE. Apoiam o Consed nessa iniciativa o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, a Federação Nacional das Escolas Particulares, a Associação Nacional das Escolas de Educação Católica, o Sistema S e o Movimento Pela Base.
Fonte: Ascom /Seed