Menu

Search
Close this search box.

Buscar

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO Crianças do conjunto Cidadão recebem orientações de alunos do IFRR

O projeto “Educação no trânsito – Um caminho para vida”, desenvolvido por alunos do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), chegou ao conjunto Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, levando orientações de segurança no trânsito para crianças da comunidade.

A primeira ação no conjunto foi realizada por meio de uma palestra para os alunos de ensino fundamental da escola estadual Elza Breves, que além de conhecerem as principais causas de acidentes de trânsito em Roraima, puderem ter acesso a informações sobre as leis e sobre como prevenir acidentes.

Segundo os autores do projeto, os estudantes Cintya Cruz e Rhian Araújo, a iniciativa, desenvolvida por meio do Pbaex (Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão), visa sensibilizar os usuários do trânsito do entorno do CBVZO, que está em processo de instalação no local, e da escola Elza Breves de Carvalho, sobre a necessidade de todos agirem com prudência nas diversas vias das cidades.

Rhian Araújo destaca que ao receberem essas informações repassadas nas palestras, as crianças poderão se tornar multiplicadoras das leis e práticas de segurança no trânsito em Boa Vista. “Nosso trânsito ainda é muito inseguro e vem matando, mutilando e dificultando a vida de muitos cidadãos, sendo necessário promover o conhecimento da realidade e das necessidades locais. Queremos incentivar a tomada de consciência das leis e das normas que devem ser obedecidas, além do exercício do respeito, da prática da solidariedade, do amor à vida e ao próximo”, explicou.

Cintya Cruz disse que está muito satisfeita em poder desenvolver esse projeto, que foi elaborado mediante a muita pesquisa não só de conteúdo, por meio da legislação, mas diretamente nos órgãos reguladores do trânsito em Roraima. “Fiquei impressionada com as principais infrações registradas nos órgãos de trânsito, como a falta da CNH [Carteira Nacional de Habilitação], demonstrando realmente a falta de cuidado que existe com as vidas das pessoas e a falta de noção de que se não seguirmos as leis poderemos matar alguém ou até morrer também”, comentou.

A estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, Gislaine Alves, disse que gostou muito que esse evento tenha sido realizado na escola onde estuda, pois nunca havia participado de uma palestra sobre educação no trânsito. “Aprendi muito nessa palestra, principalmente que precisamos obedecer leis de trânsito para evitar acidentes”, comentou.

O estudante Izaque Ferreira, também do 6º ano do ensino fundamental, já tinha participado de um evento do mesmo tipo, mas acredita que seja necessária a realização de mais palestras para alcançar o maior número de pessoas possível. “É importante que cada vez mais pessoas assistam a esse tipo de apresentação para aprenderem a obedecer as leis de trânsito e evitar que outras mortes ocorram na cidade”, destacou.

PROJETO – Além da realização da palestra, o projeto já promoveu uma exposição sobre sinalização de trânsito, produziu um vídeo documentário com depoimento de vítimas de acidentes de trânsito e a próxima ação será a realização de uma panfletagem com o objetivo de sensibilizar a a comunidade do conjunto Cidadão sobre a importância de agir respeitando as leis de trânsito e com respeito à vida de todos.

Fonte: Ascom IFRR/CCS/CBVZO