Educadores dinamizam o ensino com o uso de blocos lego em sala de aula

Montar aqueles famosos blocos de plásticos da lego agora é prática comum nas escolas da rede municipal. O programa “Zoom Lego: Educação para a Vida” hoje faz parte da rotina de aula dos mais de 7,5 mil alunos do 1º e 2º período da Educação Infantil. A combinação entre o lúdico e o pedagógico tem sido um grande aliado do ensino em sala de aula.

Pouco mais de 40 escolas da rede receberam os kits tecnológicos, uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Grupo Lego do Brasil. A inclusão do programa Zoom na grade curricular visa principalmente inovar o sistema educacional e fomentar a inteligência criativa dos alunos. Cada escola recebeu kits contendo cerca de 500 peças cada, além de todo material didático a ser utilizado pelo professor e pelos alunos.

Com o manual do educador em mãos, o professor orienta como cada seção do material deve ser trabalhada. O aprendizado ocorre por meio das oportunidades de experimentação, improviso e descoberta que é proposto no material. A experiência de brincar com LEGO expande o “fazer” e o “pensar” das crianças, auxiliando na descoberta de múltiplas perspectivas e visões da realidade.

Na Escola Municipal Sonho Infantil, por exemplo, cada turma vai uma vez por semana à brinquedoteca. Os pequenos Rafael Farias e Ryan Antony, ambos com 4 anos, criam, montam, desmontam, o que desperta uma alegria fora do comum nos pequenos. “Esse material é riquíssimo. Além da criança brincar, ele tem cunho pedagógico, porque tem todo um material em que o professor explora de diversas formas e os alunos acompanham com seu livro individual. O professor primeiro contextualiza, conta a história e depois a turma é levada a um desafio em equipe que estimula a criatividade deles”, disse Cíntia Sonaly, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sonho Infantil.

Com a implantação do programa, foram beneficiadas pelo menos 288 turmas da Educação Infantil. As atividades são introduzidas nas aulas como ferramenta de estímulo a reflexão, a solução de problemas, o diálogo, a interação e a autonomia, além de despertar a criatividade, o desejo de aprender e as diversas habilidades e competências como respeito ao próximo e trabalho em equipe. “Está sendo muito proveitoso para as crianças, estamos tirando eles da rotina e trabalhando com novidades. Quando os trazemos pra cá, estimulamos a leitura de imagens, a criatividade e a socialização em grupo”, disse a professora Francisma Diniz, do 2º período C da escola Sonho Infantil.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Boa Vista