Alexsandra Sampaio
Especial para o EducaRR
Começou, nesta segunda-feira (18), a 7ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo, e o EducaRR está com representante no evento. A repórter do site, Alexsandra Sampaio, é um dos 30 bolsistas de todo Brasil que a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) selecionou para o Congresso.
Com o tema “Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional”, a Jeduca convoca os profissionais da comunicação a discutir a cobertura da educação, aponta caminhos e forma de atuar jornalisticamente e também recebe pesquisadores e críticos da atuação do jornalismo no país.
A abertura do Congresso, por exemplo, apresentou duas práticas de atuação jornalística que possuem a mesma finalidade: falar da educação antirracista no Brasil e nos Estados. Os projetos são do jornalista brasileiro Tiago Rogero e da americana Nikole Hannah-Jones.
A narrativa dos trabalhos é feita com base na história da escravidão nos dois países e mostra as consequências de como esse período escravista foi contado e a partir dele o racismo foi institucionalizado.
Houve ainda uma mesa de discussões sobre o jornalismo de soluções que tem como perspectiva principal apresentar relatos bem sucedidos para problemas sociais, em contraponto à atuação tradicional que na sua grande maioria destaca apenas as mazelas e adversidades enfrentadas pela sociedade.
‘A cobertura dos ataques às escolas e o efeito contágio’ também esteve em discussão no primeiro dia do evento, por diversas perspectivas. Uma das mesas apresentou pesquisas sobre o aumento no número de atentados e os erros da imprensa no momento de divulgar essas tragédias. Por outro lado, quem esteve fazendo a cobertura jornalística mostrou a preocupação e o cuidado de seus veículos sobre como abordar o tema e não estimular e nem “dar palco” para quem cometeu o ato violento.
Por fim, professores que estão na ponta falaram como tem sido lidar com as tensões frequentes e a violência nas escolas, e como estão atuando para alcançar uma convivência pacífica e apoiar os alunos a entender suas emoções, um dos problemas mais comuns entre os estudantes que cometem os ataques.
ENTREVISTA
A programação do Congresso da Jeduca começará, nesta terça-feira (19), com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele vai conceder uma entrevista aos jornalistas Renata Cafardo, presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão; Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo; Sara Rebeca Aguiar, colunista de O Povo; e Ariel Bentes, jornalista freelancer de Manaus.