Eles trocaram monografia por projeto de Startup e se deram bem

Os formandos dos cursos de graduação e MBA da faculdade paulista Fiap não têm que entregar uma monografia como trabalho de conclusão de curso, mas desenvolver um plano de negócio para a startup que criaram durante as aulas. Os melhores projetos são apresentados a investidores e aceleradoras, e as equipes responsáveis ganham ainda um curso intensivo na Babson College, considerada uma das melhores escolas de empreendedorismo do mundo, em Massachuetts.

Esse comportamento mais empreendedor tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas”, diz à INFO Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da Fiap. Os alunos aprendem a identificar uma oportunidade, planejá-la e validá-la no mercado. Outro benefício é o domínio de novas técnicas de planejamento e inovação como, por exemplo, Business Model Canvas e Lean Startup, que ainda são pouco trabalhadas nas escolas de negócios e tecnologia.

O chamado Business Model Canvas, um mapa visual que possui nove blocos do modelo de negócios, é usado como ferramento de gerenciamento estratégico. Já o Lean Startup é um conjunto de processos aplicados por empreendedores para desenvolver produtos, e de forma rápida, levando em conta o mercado em si e o feeback dos clientes.

Para concluir o curso, os alunos participam de um programa da própria faculdade chamado Startup One, que possui diversas fases de desenvolvimento e que, no final, troca a tradicional defesa de TCC por um pitch. As dez melhores ideias são apresentadas a uma banca externa, composta por empreendedores, investidores e convidados da área de tecnologia.

O método começou, inicialmente, a ser aplicado para todos os cursos de MBA em 2013 e deu tão certo que passou a ser adotado também por todos os cursos de graduação da Fiap. Para os alunos da graduação, a vivência do mercado é ainda mais relevante, pois em geral eles ainda têm pouca experiência profissional e networking, diz Nakagawa. Há versões do Startup One para a MBA e para a graduação.

A resposta dos alunos é positiva e muitos deles pretendem seguir com o projeto mesmo após já ter concluído o curso.

Confira a matéria completa no link abaixo:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/faculdade-brasileira-substitui-monografia-por-projeto-de-startup-em-conclusao-de-curs-1