Menu

Search
Close this search box.

Buscar

EM BOA VISTA – Espaço gourmet permite degustação e aprendizado sobre o café

Setor de cafeterias tem apresentado crescimento visível pós pandemia

Élissan Paula Rodrigues
Especial para o EducaRR

Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, o café consegue ser desde a companhia para momentos mais solitários como uma leitura até um fator de integração humana, proporcionando boas rodas de conversas e confraternização. Foi com esse pensamento que, em maio deste ano, a administradora de empresas Renata Costa Albuquerque lançou a ideia do seu Macchiato Caffe Ateliê, com o intento de oferecer mais que cafés especiais, um conceito a quem tem curiosidade, já aprecia e a quem é apaixonado por café. 

Com o mercado em ascensão, Renata oferece de forma personalizada, a oportunidade de as pessoas vivenciarem, em ambiente próprio, uma sensação única com a bebida. A empresária conta que também começou a frequentar cafeterias em Brasília, onde nasceu, até se tornar uma apreciadora da bebida. “A cada viagem a prioridade era usufruir desses ambientes e degustar cafés especiais – o que acabou se transformando em hobby e vício”, brinca. Daí para largar a carreira de 21 anos como servidora pública federal para abraçar o sonho de empreender no segmento gastronômico foi um pulo. “Vislumbrei a possibilidade de meu reposicionamento profissional, prioritariamente de forma diferenciada e inovadora”, reforçou.

Por meio do Instagram @macchiatocaffe_atelie o cliente pode agendar uma degustação, que é feita em duplas, e por cerca de uma hora apreciar um café especial desde a explicação da origem dos grãos, passando pelo processo de torra até a embalagem, chegando ao preparo. “O Macchiato Caffe Ateliê visa, nesse primeiro momento, apresentar ao seu público-alvo o conceito de gerar estreiteza entre o ambiente e as pessoas, a serem considerados o consumo do produto de qualidade, e o compartilhar do conhecimento sobre o café; por este motivo, o formato do negócio se ancora na degustação, da forma mais personalizada possível”, comenta. No local também é possível adquirir desde sachês de cafés especiais, a peças como coadores e grãos com notas diferenciadas.

Ampliação 

Para o próximo ano, Renata já estuda uma ampliação do negócio na oferta de atendimento de salão, sem perder o conceito-mor de degustação pela manutenção do relacionamento personalizado com a integração produto-relacionamento.

Esse planejamento tem forte influência do Sebrae Roraima, conforme Renata. Ela participou do Empretec – um conhecido programa de formação de empreendedores, antes do início do negócio, que permitiu que emergisse o conhecimento e desenvolvimento de suas características empreendedoras. “Contribuiu sensivelmente para o amadurecimento do projeto do Macchiato Caffe Ateliê. Em consequência desse despertar, a empresa se vinculou ao projeto de Turismo do Sebrae, que tem ofertado suportes frutíferos com consultorias especializadas que permitem o planejamento e a organização de várias ações do negócio”, salientou. 

Da curiosidade à paixão pelo universo do café especial

Boomerang arquivo pessoal: Monalisa e Kelter Carvalho aproveitam as viagens de férias para conhecer novos sabores.

Os lanches aos finais da tarde no início do namoro entre Monalisa e Kelter Carvalho acabaram estimulando a curiosidade do casal pelo universo do café especial, que a cada dia proporciona uma nova descoberta de aromas, sabores e conhecimentos sobre a bebida. 

Ele é gerente administrativo de um frigorífico da capital e conta que se tornou um dos clientes mais assíduos do Macchiato Caffe Ateliê. “Sempre viajamos de férias, minha esposa e eu, e procuramos padarias especializadas, cafeterias, lanchonetes, e procuramos trazer para provar. Com o tempo nos identificamos com a variedade de sabores e aromas”, comentou.

Para Kelter deixar de consumir o café tradicional também teve seus percalços e pareceu ‘estranho’. Ele diz que ao servir a versão chamada especial da bebida ouviu de amigos e familiares comentários capiciosos. “Quem não conhece chama de chafé (risos). Hoje só tomamos café especial em casa e admiramos cada nota sensorial, os sabores e aromas. Compramos um moedor de grãos e fazemos todo o processo apenas com a porção que vamos consumir pela manhã ou final da tarde, e é muito gratificante, é um universo amplo, algo para descobrir fugir do tradicional, e recomendo muito”, comenta.

Kelter e a esposa já compraram moedor de grãos, prensa francesa, espumador de leite, a cafeteria italiana, leiteira pitcher e a última aquisição foi o coador de café em inox, uma prova da ascensão visível do setor. “Minha opinião pessoal é de que, com o tempo, as pessoas identificaram as peculiaridades desse mundo e o crescimento se tornou gradativo, ainda mais no período pós pandemia, com a retomada do setor econômico. Abriram novos negócios e é um ponto positivo, quem ganha é a população que passa a ter opções de café gostosos”, concluiu. 

Consultores do Sebrae estão disponíveis para visitação de empresas

O Sebrae Roraima vislumbra o fenômeno de crescimento do setor em Roraima e tem auxiliado os interessados em empreender com atendimento diferenciados dos seus consultores. 

A gerente da unidade de Competitividade Empresarial, Eliene Araújo, comentou que as 

cafeteiras viraram um fenômeno social, não só no Brasil como no mundo. “São ambientes que se tornaram até mesmo centros de Coworking (ambientes de compartilhamento de empresas) e, em Roraima, como atrativos de lazer e gastronomia são mais uma opção de entretenimento e receptivo ao turista, agregando as belezas naturais da cidade e cultura local que vem ganhando cada vez mais espaço, além de uma opção de investimento”, analisou.

Ela explicou que a instituição oferece consultoria de inteligência turística, trabalhando na organização dos empreendimentos, fichas técnicas de cardápio, atendimento, inovação e tecnologia. “O empresário pode procurar a nossa unidade de Competitividade Empresarial e falar com os nossos gestores”, disse ao salientar que a equipe está à disposição para visitar as empresas interessadas. “Estamos disponíveis para receber os empresários e estar com eles em todos os momentos”, disse. 

Os agendamentos podem ser feitos por meio do 0800 570 0800 ou pelo número direto (95) 2121-8026.