A pandemia do coronavírus fez muitos sonhos e planos serem adiados. Aos poucos, as pessoas estão conseguindo inovar e retomar projetos, buscando de alguma forma uma maneira de voltar aos poucos a uma sensação de “normalidade”. Algumas delas são tão criativas que acabam deixando essas iniciativas mais emocionantes.
Foi o que aconteceu com os formandos do Centro Universitário Estácio da Amazônia de 2020 que participaram de uma colação de grau diferenciada e histórica no estado: todos os alunos, vestidos com as roupas próprias do momento, em seus carros e acompanhados com apenas seus familiares, numa formatura drive-in.
A ideia era comemorar esse momento tão esperado pelos alunos quando concluem uma faculdade, além de proporcionar a emoção dessa etapa tão importante para os acadêmicos. A formanda de Direito, Cyrlania Martins Sousa, por exemplo, lembra que chegou a pensar que não seria possível “acontecer a nossa tão sonhada festa de colação”. “Mas se reinventaram e tiveram a ideia excelente e deu certo”, comemora.
Ela lamentou o fato de não ter podido convidar mais familiares e amigos para a formatura, mas diz compreender que a medida é necessária diante da situação atípica que o mundo enfrenta. “Foi uma maneira, realmente, inusitada como aconteceu e foi muito legal. Infelizmente o que deixou a desejar foi a limitação das pessoas, e acaba que pessoas especiais ficam de fora vendo paralelo, mas que foi necessário. Fiquei satisfeita mesmo assim”, afirmou.
A reitora da Estácio da Amazônia, Brena Linhares, festeja o sucesso que foi a iniciativa inovadora e afirma que toda a comunidade acadêmica está satisfeita e feliz com a sensação de dever cumprido. “O que enxergamos na formatura foi o brilho nos olhos dos pais, dos alunos que não estavam acreditando que era real, viver aquele momento diante da pandemia que estamos enfrentando. Então foi gratificante para o nosso Centro universitário, sair na vanguarda, no Brasil, nesse formato de drive-in”, comemora.