De abril a dezembro de 2017, cerca de 10 mil pessoas, entre cidadãos de Boa Vista, Iracema, Bonfim, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis, e servidores da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram de cursos de capacitação e qualificação promovidos pela Escola do Legislativo, de forma gratuita.
A servidora pública Julyhenna Araújo atua em um gabinete na sede do Poder Legislativo e foi participou do curso de Técnicas de Atendimento ao Público, realizado em setembro do ano passado. Antes de iniciar no serviço público, não tinha noção sobre abordagem a diversos tipos de pessoas que procuram a instituição em busca de apoio e informação.
“Na verdade, a gente que trabalha em gabinete recebe muitas pessoas e temos que aprender a atender. Então temos que saber atender com calma, paciência e o curso nos ensinou a fazer isso”, Julyhenna. Segundo ela, desde a participação no curso, houve melhora na qualidade e prestação do serviço. “Até aquele que chega aqui mais alterado, temos que ter paciência e atender bem”, disse.
Para Julyhenna, cursos como esse são benéficos para o desenvolvimento do servidor dentro e fora do ambiente de trabalho. “Pretendo fazer outros cursos, uma oportunidade perfeita”, reforçou.
Ano passado, a Escola do Legislativo, por meio do ‘Programa de Capacitação’, ofereceu aos servidores da Assembleia mais de 20 cursos e certificou aproximadamente 403 colaboradores da instituição. Outro ganho foi a implantação do curso de pós-graduação em ‘Contratação Pública’ e ‘Política e Representação Parlamentar’, com 135 servidores frequentando as aulas.
Na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, cerca de dois mil alunos foram certificados em 31 turmas de cursos como: Informática básica, intermediária e avançada, além de específica para concurso público; Inglês básico; História e Geografia de Roraima para concurso público; espanhol básico; preparatório para Concurso Público; para Enem/Vestibular; Direito Constitucional; Matemática para iniciantes; Gramática para concurso; e Organização Pessoal e Produtividade.
“A Assembleia encerrou o ano de 2017 com muito sucesso e as Escolas do Legislativo atenderam a quase 10 mil alunos em atividades como inglês, espanhol, informática para crianças, jovens e adultos e os cursos preparatórios”, contou a diretora da instituição, Leila Perussolo. Os mais de dois mil certificados emitidos representam a preocupação da sociedade em busca de uma capacitação ou aperfeiçoamento profissional.
E para este ano, o trabalho não para. Em todas as unidades, as inscrições estão abertas para novas turmas. Leila contou que todos os passos são planejados para que a população tenha acesso a oportunidades de desenvolvimento através da educação. “A Assembleia, por meio desses cursos, está contribuindo para o processo de democratização educacional e contribui com todos os demais poderes para que tenhamos uma sociedade melhor”, explicou.
Uma novidade para 2018 será a implantação do curso preparatório para o Instituto Federal de Roraima (IFRRR), com aulas específicas de Português e Matemática.
Fonte: SupCom ALERR