Hoje em dia, com a correria e mil coisas para resolver, a dona de casa muitas vezes não consegue tempo para organizar sua própria casa e muitas vezes nem sabe por onde começar. Foi a partir dessa constatação, que os profissionais da organização passaram a oferecer serviços personalizados e atrativos para quem precisa de uma ajudinha na hora de colocar tudo no lugar de forma otimizada.
A empresária Priscila Abreu, da Prendada, por exemplo, inicia este mês o primeiro curso online de SOS Organização voltado especificamente para closet e guarda-roupas. Ela explica que durante 30 dias ficará a disposição das participantes de um grupo de whatsapp repassando informações, vídeos, material didático e dicas. “A pessoa vai ter um canal direto para tirar suas dúvidas e passarei uma sugestão personalizada pra ajudar a manter o closet ou guarda-roupa organizado”, explica. O material do curso inclui noções de organização, dobraduras, sugestões de organizadores, de cabides, forma de guardar sapatos, bolsas e etc.
Segundo ela, o mais importante em todas as capacitações que oferece é instigar nas pessoas o hábito da organização e conscientizá-las de que ter tudo organizado contribui para otimizar o seu tempo. “Muita gente alega: eu não tive tempo de fazer. O tempo é igual para todo mundo. A diferença se você vai conseguir ou não concluir suas tarefas depende muito da tua organização”, observa.
De acordo com a personal organizer, é preciso também corrigir um erro comum em que as pessoas confundem organização com arrumação. Ela explica, por exemplo, que guardar roupas no roupeiro de qualquer jeito até deixa arrumado, mas se ao abrir as peças estão sem nexo não existe organização. “Então, a organização setoriza. Você separa os itens por comprimento da manga, por acessórios, por peça íntima, e assim por diante. O objetivo é organizar para ganhar tempo porque se você precisa se arrumar em cima da hora, lembra de uma roupa específica, mas não sabe onde está, não vai achar se o local não estiver organizado”, esclarece.
Ela diz que o primeiro momento no curso é falar sobre o que é organização e lançar um mapa, onde se faz um ciclo: Eu preciso? Eu usei no último mês? Ainda serve? “O ideal é, pelo menos, a cada dois meses verificar o guarda-roupa, ver a roupa que não usa e destinar para doação. Se você dentro de um mês não usou, não vai mais usar”, ressalta.
Segundo Priscila, com o passar dos dias os participantes terão condições de ter um olhar diferenciado para os espaços organizados. “Nós temos que treinar a mente, criar hábitos e, consequentemente, todo mundo na casa vai seguir as normas, até mesmo a pessoa que trabalha na arrumação da casa. Ela não perde mais tempo nos afazeres domésticos e te ajuda a manter tudo organizado”, observa.
Para a personal, até a bagunça no quarto tem que ter um local específico. A ideia, segundo ela, é separar um item da casa para que todos saibam que aquele local é destinado para deixar algo que ainda não teve tempo de ir para o seu devido lugar. “Se você não tem tempo de guardar na hora da correria, mas sabe que depois vai ter que tirar dali para colocar no lugar dele, o ‘local da bagunça’ serve para isso. Pode ser uma cestinha na entrada na casa, no escritório ou na cozinha. Todo mundo da casa já sabe que ali as coisas ficam temporariamente, e a pessoa que arruma a casa já sabe que o que estiver naquele cesto, por exemplo, precisa ser colocado no lugar dele”, explica.
INSCRIÇÕES
Para participar do curso SOS Organização, os interessados precisam entrar em contato pelo telefone 99903-2835 ou pelo instagram @prendada_po.
SERVIÇO:
Quando: mês de julho
Como: grupo de whatsapp
Investimento: R$100
Contato: 99903-2835