O “Brasil Mais” é uma iniciativa que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece aos pequenos negócios soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
Roraima fará parte do novo ciclo de atendimento e a meta é chegar a mais de 80 negócios locais, conforme explicou Cleber Rotondo, gestor do programa em Roraima.
“Durante um ciclo de quatro meses, essas empresas serão acompanhadas pelos nossos Agentes Locais de Inovação, que farão o mapeamento do problema para implantar soluções para aumentar o faturamento e reduzir os custos dos negócios atendidos. Para isso, será gerado um plano de ação que poderá indicar a aplicação de consultorias especializadas e outros serviços do SEBRAE. O Brasil Mais possibilitará que a empresa tenha uma visão geral das suas ações cotidianas e identifique como realizar alterações que melhorem as vendas, diminuam o desperdício de tempo e materiais, e se tornem mais sustentáveis, além de ampliar a sua presença digital. A partir das orientações do agente, a empresa poderá implantar inovações para crescer.”, explicou Rotondo.
Para fazer parte, os interessados devem se cadastrar no site: www.gov.br/brasilmais. Após isso, será feita uma seleção dos negócios para receber o acompanhamento gratuito.
Metodologia
O BRASIL MAIS é uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Em Roraima, o programa será operacionalizado pelo SEBRAE.
Ao receber a visita do agente local de inovação, a empresa será contemplada com ferramentas e orientações com foco na mensuração de indicadores, inovação de processos, inovação de produtos/serviços, práticas sustentáveis e digitalização com foco na redução de custos, e na sua relação com o mercado, para o aumento do faturamento.
Além disso, com o apoio do agente, o empresário terá mensurações mensais do indicador de produtividade e construirá um plano de ação que será acompanhado e monitorado ao longo do Programa. O empresário poderá ainda, opcionalmente, receber consultorias especializadas.
“Cada empresa será atendida de maneira personalizada, conforme as necessidades identificadas. Mas, passará por temas básicos de gestão, como finanças e marketing, abrangendo soluções que aumentem a produtividade da empresa”, explicou Cleber.
Ao todo, cada empresa terá quatro meses de suporte. E todos os resultados serão registrados na plataforma do Brasil Mais para acompanhar a evolução dos negócios no país.