Menu

Search
Close this search box.

Buscar

EMPREENDEDORISMO- Jovem comanda “euquipe” para realizar sonho de ser proprietário de hotel

Conheça a história do empreendedor Railonso Almeida, que resolveu seguir “carreira solo” para enxugar custos nos primeiros meses de seu negócio

Yana Lima
Especial para o Educarr


Foi com um uma ideia na cabeça e R$36 mil no bolso que Railonso Almeida, de 27 anos, saiu da casa da família para abrir seu próprio negócio: o Hotel do Raí. Além de dar nome ao empreendimento, ele criou um sistema de “euquipe”, onde além de proprietário, é recepcionista, camareiro, cozinheiro, vigia e até hóspede, e usa essa máxima para divulgar seu empreendimento nas redes sociais.

Proprietário do Hotel do Raí se dedica ao empreendimento em tempo integral

Isso porque, para conseguir viabilizar seu sonho, ele optou por morar no hotel. Nos últimos dois meses, a rotina do Raí, como gosta de ser chamado, começa às 5h30, hora de comprar o pão e preparar o café da manhã para os hóspedes. Às 7h30 ele parte para a limpeza dos quartos.

Quando soa a campainha na recepção, ele para o que está fazendo, atende os clientes e depois volta para a limpeza. No período da tarde é o momento em que ele aproveita para fazer compras e adiantar os preparativos para o dia seguinte. Esta rotina diária segue até cerca de meia-noite, isso quando algum hóspede não o aciona no meio da madrugada pedindo algo.

Clique e conheça um pouco da rotina do Raí.

“Nunca me assustou sair de casa, vender meu carro, para iniciar meu negócio. Quando chegou a oportunidade, aluguei um prédio e coloquei o meu nome. Deixei toda uma vida para trás e tô morando no hotel”.

O interesse pelo ramo de hotéis vem de família. O pai e o irmão de Raí também são proprietários de hotéis – Hotel Ideal e Hotel Maracá – , e foi isso que incentivou Raí a seguir no mesmo segmento. “Desde 6 anos andava de patinete pelos corredores do hotel do meu pai. Na juventude sempre ia tomar uma cerveja no hotel do meu irmão, quando a oportunidade surgiu eu agarrei”, disse.

Raí usa o bom humor para divulgar o hotel nas redes sociais

A oportunidade que Raí menciona chegou quando um amigo viajou e precisava de alguém que tocasse o hotel que existia no local, e desse seguimento ao contrato de locação do imóvel. Ele arrendou o que podia, e complementou com móveis da própria casa. Hoje, o roupeiro que era dele, por exemplo, é utilizado para guardar as roupas de cama do seu empreendimento.

Profissão: empreendedor

O sonho de empreender começou quando Raí era funcionário do pai. Ele chegou a fazer faculdade de Direito, estudou para concurso, mas o desejo de ter o próprio negócio era latente. O primeiro empreendimento dele foi uma loja de roupas masculinas, que existe até hoje, mas a renda principal dele vem do hotel.

“Já chorei, já passei mal, já tomei ‘pino’, mas não penso em desistir. É vivendo e aprendendo. A gente precisa de amor para lutar, pois é o amor que move as coisas, amor por uma profissão, amor por uma vida melhor”, conta.

Morar no trabalho

No momento em que o home office se popularizou, Raí fez o caminho inverso. Ter moradia e trabalho no mesmo local têm seus pontos positivos e negativos.

O lado bom é que você está sempre de olhos atentos ao negócio. No caso dele, o fato de poder limpar um quarto de madrugada e hospedar outra pessoa imediatamente, ajuda a fidelizar o cliente. Outro ponto que pode ser positivo é a proximidade com o cliente e o fato de ele vivenciar a realidade deles. A parte desafiadora é a perda da privacidade e dos horários de descanso. “Se falta luz, água, internet, eu também sou prejudicado. Mas essa proximidade com o cliente virou até o meu slogan. Aqui você entra cliente e sai amigo”.

Diferenciais

Além desse trato íntimo com o cliente, o empreendedor aposta em diferenciais para se destacar da concorrência, como o fato de aceitar pets e ser maleável na negociação da tarifa em estadias mais longas, cujas diárias variam de R$110 a R$130. Além disso, ele também disponibiliza a cozinha para o cliente e é flexível com horários.

Outro diferencial adotado por ele para estreitar o relacionamento com o cliente é buscar se informar para atuar como um verdadeiro agente de turismo na região, informando os principais pontos turísticos, horários e valores.

Sebrae disponibiliza consultorias para empreendedores do ramo hoteleiro

A analista do Sebrae, Isabel Diniz, explica que a instituição tem produtos que ajudam empresários do setor hoteleiro a se desenvolverem

Por entender a importância do setor hoteleiro para desenvolver o potencial turístico de cada Estado, o Sebrae tem um Projeto de Turismo no qual os hotéis estão inseridos.

Cada empresa é acompanhada pela consultoria Destino Turístico Inteligente, que identifica as necessidades da empresa e orienta a melhor forma para se adaptar e receber bem o turista.

Essa consultoria indica um plano de ação com atendimentos e capacitações conforme cada perfil, e o Sebrae executa o plano de ação no ritmo da empresa. A analista do Sebrae, Isabel Diniz, explicou que para participar, basta atender a alguns requisitos. “É preciso que a empresa esteja formalizada em qualquer segmento do turismo e faça a adesão ao projeto, com o pagamento anual de R$200”, explicou.

Os interessados podem procurar a agência de atendimento do Sebrae Roraima, localizado na avenida Ville Roy, 5240, São Francisco, ou obter mais informações pelo telefone 0800-570-0800.