Empresa agiliza financiamento de energia solar para residências e prédios comerciais

Nos últimos meses, quem vive em Roraima tem sentido no bolso como é viver acima da linha do Equador. Com o calor intenso, principalmente no verão, quem tem um ar-condicionado em casa tem sentido mais ainda o aumento na conta de energia. E para buscar soluções economicamente viáveis o consumidor boa-vistense passou a avaliar com mais atenção as vantagens de investir em um sistema de energia solar em casa.

Segundo o empresário Daniel David, da MultiSoluções e Cia, há mais ou menos cinco meses a procura pelo sistema tem crescido bastante. Ele acredita que, além do aumento na conta de energia, outros fatores acabaram contribuindo para a essa mudança de comportamento, como a insegurança energética vivida no Estado.

Acredito também que chegou o momento em que as pessoas querem aproveitar a vantagem que temos a nosso favor que é o fato de estarmos debaixo do sol, quase que o ano inteiro. Nem mesmo no período de chuvas, ficamos sem sol. Portanto, recebemos uma radiação solar o ano inteiro capaz de gerar mais energia do que precisamos para o consumo”, observa.

Ele afirma ainda que, apesar de ser necessário um investimento inicial, esse valor é considerado acessível devido ao custo-benefício, e hoje é possível financiar a compra dos equipamentos e a instalação. Inclusive, facilitar o acesso a esse financiamento nos bancos que oferecem o crédito é o diferencial da empresa de Daniel.

Segundo o empreendedor, atualmente em Boa Vista existem cerca de cinco empresas que vendem o sistema solar. “Mas pelo que tenho conhecimento apenas a nossa faz esse serviço de elaboração do projeto que o cliente precisa para dar entrada no banco, a venda dos equipamentos até a instalação na residência”, completa.

Sobre valores, o empresário explica que é preciso avaliar caso a caso, uma vez que o investimento é feito com base na média de consumo da residência ou da empresa. De acordo com ele, é possível financiar um sistema fotovoltaico que vai durar 30 anos a partir de R$14 mil. Esse valor, ele observa, seria para uma residência que possui um consumo baixo, em média de 300 kilowatts/mês.

Então é preciso compreender que o sistema de energia solar dura de 25 a 30 anos. Portanto, se a pessoa consegue financiar com parcelas fixas com um valor próximo ao que paga hoje de energia elétrica, em quatro ou cinco anos o sistema se paga e depois a pessoa fica apenas com o valor da taxa à concessionária”, orienta.

O EMPREENDEDOR

Daniel David tem 34 anos e desde que deixou a Força Aérea Brasileira, aos 27 anos, se dedicou ao ramo de eletricidade. E tudo começou quando ainda era militar. “Antes de sair da Força Aérea eu fiz um curso no Senai de Eletricista predial e residencial. Quando dei baixa no quartel comecei a trabalhar nessa área”, conta.

Inicialmente, fez serviços como profissional autônomo por um tempo, depois trabalhou quase um ano contratado de uma empresa. Quando saiu do trabalho de carteira assinada, voltou a investir no negócio próprio com o fornecimento de serviços de instalação elétrica. Com o passar dos anos foi agregando outras atividades, como refrigeração, segurança eletrônica e, por último, energia solar.

Hoje a MultiSoluções continua com esses serviços, mas sempre que surge uma demanda o empresário não deixa de atender sua clientela. “Tive um cliente que queria um projeto na área de telecomunicações para rádio amador. Fui atrás de um parceiro e não deixei atender”, conta.

Por conta desses contatos, grande parte das atividades que desenvolve é feita por profissionais terceirizados, além dos três funcionários fixos. Para contatar e solicitar orçamentos, a empresa possui contas nas redes sociais como Facebook (www.facebook.com/multisolucoesrr) e Instagram (@multisolucoesecia), além do telefone 99157-1941(WhatsApp).