Empresária se inspira na Internet e lança buquê de coxinhas em Roraima

 

Depois de ser marcada em uma publicação nas redes sociais sobre a história de uma curitibana que resolveu criar um buquê de coxinhas e comercializar para fugir da crise, a empresária Kátila Dias, da Formigaria Bolos & Delícias, resolveu apostar na dica e lançar a nova moda no mercado roraimense. E, segundo ela, não se arrependeu.

Declare seu amor de forma diferente com o buquê de coxinhas.
Declare seu amor de forma diferente com o buquê de coxinhas.

“Eu pensei: nunca tinha visto isso, mas achei super criativo e não esperei muito tempo. Fui logo fazendo também”, comenta. O resultado não podia ser melhor: encomendas diárias de buquês que saem a R$50 reais e trazem 30 irresistíveis coxinhas. “Até agora na nossa Fanpage da Formigaria são mais de 200 compartilhamentos, muitos comentários e curtidas”, conta a empresária que resolveu oferecer também o buquê de morango com chocolate e banana com chocolate. “Vão surgindo outras ideias, conforme a procura e nós vamos melhorando. Estou tendo uma procura bem legal”, disse.

A criatividade, segundo Kátila, tem ajudado o negócio a desviar da crise. “Toda novidade que cai no gosto dos clientes acho válida e acho que desvia sim da crise. Tem que ser justo com o preço, para que ganhe o negócio e o cliente. Tenho certeza que ajuda”, analisou.

O lance de se inspirar na Internet para variar o cardápio não é novidade para a empresária. “Algumas tortas, cremes e bolos, são inspirados em receitas que recebemos. O bombonzão é lindo, faço com a tampa de uma embalagem, e isso eu vi em uma rede social. Procuro muito. Nosso cuscuz era simples. Mas procurei no Google como oferecer o cuscuz recheado. Na cozinha a gente prova, mas procuramos melhorar as receitas. A Internet é o meu grande coringa. Olhamos a ideia e melhoramos ainda mais”, explicou ela ao lembrar que esse tipo de inovação ajuda o negócio a se manter e até a crescer. “A crise está muito feia, são muitos impostos e é muito complicado se manter. Mas não vamos desistir. Vamos inovar. Fazer as coisas que vemos na Internet, testar as dicas dos clientes. Inovação sempre. A mesmice enjoa”, ressaltou.

Foto France Telles:
A Formigaria Bolos & Delícias fica na avenida Ville Roy, bairro Canarinho.

A Formigaria Bolos & Delícias tem oito meses e funciona na avenida Ville Roy, no bairro Canarinho. A empresa, como costuma dizer Kátila, é a realização de um sonho. A empresária já era conhecida em Roraima por fornecer bolos caseiros há mais de 10 anos. Ela conta que produzia os bolos e entregava em casa. A demanda pelos produtos cresceu muito e o que era uma espécie de passatempo acabou se tornando um negócio próspero. “Tive muito medo por conta do atendimento. É totalmente diferente abrir uma loja a atender em casa. Recebo críticas e procuro melhorar. Gosto de atender. A loja vai fazer oito meses e estamos levando. A experiência tem sido muito legal e é o que eu sempre quis, me sinto realizada. É meu sonho”, resume.

No local, 17 colaboradores se revezam para atender das 8h30 às 20h30, initerruptamente. Muitas pessoas costumam usam o lugar para reuniões profissionais pela manhã, e para reuniões de amigos no final da tarde.

Confira a reportagem da curitibana que ficou famosa ao comercializar o buquê de coxinha: http://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2016/11/apos-perder-o-emprego-mulher-vende-buque-de-coxinha-para-driblar-a.html

 

Criatividade precisa estar aliada a outras atitudes para funcionar, diz consultora

 

A consultora do Sebrae Eleonora Melo diz que empresários devem sempre se reinventar.
A consultora do Sebrae Eleonora Melo diz que empresários devem sempre se reinventar.

A criatividade ajuda e muito na hora de fugir da crise econômica instalada no país e no mundo. Mas não é suficiente, segundo a consultora do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eleonora Melo.

“Na verdade, quando o empresário usa sua criatividade, chama atenção para o produto ou serviço se diferenciando dos demais que estão quietos. Mas é preciso aliar a outras questões, como publicitar, deixar esse produto mais próximo do púbico alvo, enxugar despesas e custos. É um conjunto de ações”, aponta.

Essa inspiração em outras iniciativas empreendedoras, de acordo com ela, na área da Administração se chama: Benchmark. “Olhar o que o outro está fazendo, ver o que está dando certo, melhorar o seu processo ou performance, e aplicar na sua empresa. Todo dia você tem que se reinventar”, aconselha.

Para Eleonora, exemplos bons, saudáveis que são sucesso, são sempre inspiradores. “Aliados a outras pequenas atitudes, fazem com que a crise seja domada. Os japoneses costumam dizer que a crise é o melhor momento para aproveitar a oportunidade”, pondera.

O empresário só não pode, ainda de acordo com a consultora, “ficar parado no tempo”. “Com esse mundo globalizado, a verdade é uma só, para atrair a atenção do teu público: quem para no tempo fica ultrapassado. Empresário tem que procurar constância nas ações, reinvenção de processos e produtos. O empresário tem que estar sempre buscando estar na crista da onda”, resume.

Por Élissan Paula Rodrigues

Fotos: France Telles e H. Emiliano