Para sobreviver às mudanças, o competitivo mercado precisa, mais do que antes, apresentar características próprias e inovadoras. E para ajudar nesse processo, a Federação das Indústrias de Roraima (Fier) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) lançou o Projeto de Implantação de Modelos de Gestão da Inovação nas Indústrias de Roraima.
Dez empresas poderão se beneficiar com consultoria especializada para implantação de inovações nos empreendimentos. A coordenadora técnica da Fier, Karen Telles Zouein, explica que a ideia é fazer com que se desenvolvam nas firmas locais produtos inovadores e o desenho de um modelo de gestão. “As empresas precisam se desenvolver. Se ela não crescer um modelo de gestão voltado para o incremento de inovações, deixará esse processo solto. Continuando a fazer a mesma coisa, cairá na mesmice e no mercado”, frisou Karen. O primeiro passo será identificar o perfil do cliente.
A consultoria estará disponível para empreendimentos atuantes em qualquer setor. Conforme a coordenadora, em Roraima há 18 segmentos que vão desde comunicação visual a construção pesada. A Federação visita a empresa e apresenta a ideia do projeto.
Junto a empresa, a equipe conhecerá a realidade do empreendimento e o que ela tem a oferecer. Um cronograma será montado para aplicação do modelo e fazer com que a empresa cresça.
Segundo ela, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) custeia 60% do projeto e o restante é dividido entre a Fier e empresa, sendo que ela dará a contrapartida de 10%. “Hoje, a empresa que quiser aderir ao projeto fará um investimento de R$ 680,00 que podem ser divididos em até quatro vezes”, explicou.
Das 10 vagas oferecidas pelo projeto, quatro já foram ocupadas sendo duas delas para empresas atuantes no ramo de alimentação e bebida, uma da área da construção pesada e uma do campo de comunicação visual. “Restam ainda seis vagas”, ressaltou. A consultoria tem duração de até seis meses.
As empresas que pretendem participar do projeto podem procurar a sede da Fier, localizada na avenida Benjamin Constat, 876, no Centro de Boa Vista, ou pedir informações do Núcleo de Inovação por meio dos telefones 4009 5358/5408.