Estudar a distância está se tornando moda em todo o Brasil. Sem a necessidade de deslocamentos diários, os estudantes dessa modalidade podem usar o tempo que sobra para aprender melhor, no seu próprio ritmo, e ainda conciliar a graduação com as atividades do dia a dia. Mas a ideia de estudar fora da sala de aula ainda é confusa para muita gente. Como eu posso me formar em Engenharia sem ir à faculdade? Como um enfermeiro aprende a prestar auxílio a um paciente pelo computador? E as provas, como ficam? Será que dá para aprender realmente estudando de casa? Se você também faz parte do time daqueles que ainda não entendem 100% como as faculdades a distância funcionam, não se preocupe: a gente traz todas as respostas a seguir. Confira! Como funciona uma faculdade à distância? Os cursos à distância estão se popularizando rapidamente no Brasil e as razões para isso acontecer são bem simples: eles geralmente custam menos, podem ser feitos até mesmo em cidades onde a faculdade não tem um campus e, além de tudo, a variedade de graduações nesse formato é imensa. Mas como toda essa mágica acontece? As faculdades à distância contam com um grande aparato tecnológico para ajudar na realização dos cursos. O coração da faculdade a distância é o ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma na internet que agrega todos os conteúdos das disciplinas. Lá, o aluno vai encontrar aulas em vídeo, apostilas, livros digitais, imagens, animações e tudo o mais que for necessário para o melhor aprendizado. No ambiente virtual o aluno realiza diversas atividades: estuda, elabora trabalhos, entrega atividades, interage com colegas, participa de discussões e muito mais. O sistema registra todos os passos do estudante, para saber se ele está em dia com suas obrigações e seguindo o curso no ritmo adequado. Professores e tutores ficam disponíveis para tirar dúvidas. Mas não pense que você vai estudar o tempo todo dessa forma.
Por determinação do Ministério da Educação (MEC), os cursos a distância precisam ter pelo menos 20% da carga horária em atividades presenciais. Isso significa que, obrigatoriamente, o aluno terá que se dirigir à faculdade ou ao polo de apoio algumas vezes ao longo do semestre. Dependendo do curso, essa frequência tem que ser ainda maior, podendo chegar a duas vezes na semana. Tudo isso varia de acordo com o curso escolhido. Vamos entender melhor a seguir. Tipos de curso que as faculdades a distância oferecem As faculdades podem oferecer diversas maneiras de fazer um curso a distância. Na maioria delas há dois formatos principais: A distância– São graduações cujo conteúdo pode ser feito quase todo no modo a distância (até 80% do total). Geralmente englobam cursos mais teóricos, que não têm grande carga de aulas em laboratório. Esses são os mais flexíveis, ideais para quem busca conciliar os estudos com outras atividades. Entre os que são oferecidos neste formato encontramos: Administração, Pedagogia, Filosofia, Matemática, História, Ciências Contábeis, Sociologia, etc. Cursos semipresenciais –São aqueles que têm uma carga mais equilibrada de atividades presenciais e a distância. É o formato utilizado principalmente por cursos com muitas atividades obrigatórias em laboratórios, como Engenharia, Enfermagem, Nutrição, Gastronomia, etc. Há também uma grande procura por esse formato em graduações mais teóricas, pois é uma opção que atende às necessidades de quem gosta da flexibilidade de estudos mas não abre mão de se encontrar com a turma toda semana. Assim como no formato presencial, também é possível encontrar três graus de formação nos cursos superiores a distância: Bacharelados– São cursos que oferecem uma visão mais generalista da profissão, permitindo atuar em diferentes setores da área escolhida. A duração varia de quatro a cinco anos. Entram nessa categoria graduações como Serviço Social, Administração, Farmácia e Engenharia. Licenciaturas– As licenciaturas formam professores para o ensino fundamental e médio que poderão trabalhar em escolas públicas e particulares. O tempo de estudos vai de três a quatro anos, em média. Aqui estão cursos como Educação Física, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Sociologia. Tecnólogos– São cursos mais rápidos, focados em determinadas áreas do mercado de trabalho. O tempo de estudos pode variar de 2 a 3 anos. No formato a distância encontramos Gestão Comercial, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental e
vários outros. O diploma de uma faculdade a distância tem validade? O diploma obtido em um curso a distância vale tanto quanto o de um curso presencial tradicional. Mas para isso é preciso que a faculdade e o curso tenham o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse aval é a prova de que a instituição atende aos rigorosos requisitos estabelecidos pelo governo federal. Além disso, somente o reconhecimento do MEC permite usar o diploma para disputar vagas de emprego na área, fazer concursos públicos ou conseguir vagas em cursos de pós-graduação. Esteja sempre atento a esse detalhe. Como entrar em uma faculdade a distância Conseguir vaga na grande maioria das faculdades a distância é mais fácil do que parece. Geralmente os processos seletivos aqui são bem menos concorridos e a quantidade de vagas oferecidas é imensa. Em muitos casos, a prova do vestibular consiste apenas em uma redação. Em outros, é possível utilizar a nota do Enem para entrar automaticamente, sem ter que passar por qualquer outro processo seletivo. Tudo isso varia de faculdade para faculdade. Faça uma pesquisa nos locais onde você gostaria de estudar para conhecer as opções. Se você precisa da ajuda de uma bolsa de estudos, dá para tentar vaga em um curso a distância pelo ProUni – o Programa Universidade para Todos, do governo federal. Para concorrer ao benefício é preciso ter feito o Enem mais recente e atender aos critérios de renda, escolaridade e desempenho nas provas exigidas pelo MEC.
Fonte: GUIA DA CARREIRA