A dona da “Modelart Estética & Saúde” entrou no segmento aos 14 anos de idade, para ajudar a sustentar sua família. Acumulando mais de 50 cursos e duas licenças exclusivas para Roraima, ela é uma grande incentivadora da educação profissional.
Na “Modelart Estética & Saúde”, clínica que Thaine Malinowski, 26, montou há seis anos com sua família, o zelo vai desde o uso de aromatizador de ambientes nas suas salas e balões e tapete felpudo na recepção, até os diversos certificados na parede. A moça, que utiliza a própria imagem quando divulga sua empresa, é muito lembrada quando se fala em Estética em Roraima, pois conquistou a confiança de sua clientela com muita humildade, estudo constante e trabalho duro.
A casa da família Malinowski ficava no final do bairro Paraviana, em uma área alagada. Era um único quarto para a mãe e os quatro filhos (dois deles crianças ainda), e eles trocavam de roupa em um banheiro com porta de compensado – que não conseguia ser trancada. “A gente segurava a porta com o pé e ficava gritando para ninguém abrir”, sorriu.
O pai dela era mecânico e havia se mudado para Manaus-AM em busca de emprego. A espera angustiou sua esposa, que era dona de casa, havia se acidentado e não sabia como faria para sustentar a família. Foi quando Thaine, então com 14 anos, procurou emprego. Foi contratada como auxiliar em Estética por uma clínica particular, onde fazia a limpeza das salas, tirava medidas dos clientes e outros serviços mais básicos. Mas sua patroa sentiu que ela precisava de qualificação, passando a pedir cursos para a moça. O lugar recomendado para isso foi o Senac.
Prontamente a mãe de Thaine a levou para se matricular no curso de “Drenagem Linfática Pré e Pós Cirúrgico”, que iria abrir em breve, e lá descobriram que a menina precisava ter o Ensino Médio completo, uma antiga exigência do curso. Àquela altura, ela ainda estava no primeiro ano.
Ao invés de agradecerem pela informação e voltarem para casa, decidiram negociar. A mãe dela pediu para falar com a direção e contou sua história. Conseguiu matricular a filha usando uma declaração da escola de Thaine atestando que ela já estava no Ensino Médio e uma declaração da sua patroa mostrando que ela trabalhava como auxiliar em Estética e que precisava da qualificação para dominar melhor o seu serviço.
Deu certo. Mas a caçula da turma onde todos já tinham o Médio completo ou estavam na faculdade morria de medo quando via alguém da coordenação se aproximar da sala. “A pessoa poderia perguntar: quem autorizou a sua presença aqui? ”, pensou. O pavor era tanto que ela trocava de lugar para as carteiras do fundo da sala quando isso acontecia, e chegou a se esconder dentro do banheiro para não ser vista. “Minha mãe dizia: foi uma luta para te colocar aí, então valoriza”, lembrou-se aos risos.
Ela não só valorizou, como foi promovida a exercer a competência do curso na clínica onde trabalhava e ainda acolheu a semente do empreendedorismo que recebeu do Senac: mais tarde matriculou-se no “Banho de Lua”, ganhando clientes que eram atendidas aos finais de semana na sua casa – aquela pequena, no bairro Paraviana. “Não era aconchegante: o nosso cachorro passava bem perto delas durante o serviço”, divertiu-se
Mas os bicos lhe ajudaram a custear sua faculdade de “Enfermagem” durante a noite, enquanto trabalhava de manhã e de tarde na clínica. Seis anos após ter sido contratada como auxiliar em Estética, ela apostou em ter o seu próprio negócio: alugou uma casa no bairro do Caçari, morando nos fundos e montando a “Modelart Estética & Saúde” na frente. Detalhe: a casa estava abandonada há três anos. “O aluguel dela valia R$2mil, e consegui por R$800 porque eu e meus irmãos tivemos que capiná-la e limpa-la”, disse.
Aos poucos, reformou o imóvel. Algum tempo depois alugou o seu endereço atual, no bairro Mecejana, onde novamente encontrou um imóvel precisando de reparos e que por isso tinha um aluguel mais em conta. Para equipar tanto essa quanto a antiga sede de seu negócio, ela valeu-se de permutas. “Eu comecei só com a mão! Fazia, por exemplo, massagem em uma mulher e o marido dela era marceneiro e me fazia uma maca”, relatou.
Há onze anos no segmento de Estética e há seis à frente da “Modelart Estética & Saúde”, Malinowski exibe os resultados de seu empenho. São pelo menos 50 cursos na área, incluindo uma especialização em “Procedimentos Estéticos” feita em Manaus-AM. Foi a primeira a trazer o método de emagrecimento 5S para Roraima (e com ele ganhou o 1º lugar no “Prêmio Destaque Privilège 2017” e o 2º lugar na edição de 2016, responsável pelo tratamento no Brasil); é a única em Roraima licenciada para executar o método de desintoxicação orgânica Hidrorganum e os tratamentos da Estética Priscila Palazzo, conhecidos nacionalmente; e ficou em 2º lugar no prêmio “Mulheres de Negócios” realizado em 2017 pelo Sebrae-RR.
“Para obter essas licenças, eles analisam todos os seus cursos, então os do Senac me ajudaram muito por serem reconhecidos em todo o país”, explicou. Um deles, o “Inglês para Negócios”, oferecido dentro do programa Senac Varejo, foi primordial para que ela desse mais um passo: acessar publicações internacionais sobre as últimas novidades de Estética, mas também de Saúde, como traumatologia.
Thaine está sempre investindo no próprio negócio, tendo hoje mais de 15 aparelhos. “Eles são caros, por isso ainda não consigo ostentar muito na vida”, sorriu. Mas já é o suficiente para ter adquirido um carro e pagar as faculdades de seus dois irmãos caçulas (“Administração” e “Nutrição”, sendo que o que faz esse último já estagia na sua clínica).
Por tudo isso, a Estética e Saúde, que lhe caíram nos braços sem que ela planejasse, hoje lhe fazem trabalhar por três turnos com o maior prazer. “Se não fosse o meu primeiro emprego e o primeiro curso que fiz no Senac, não sei qual teria sido a minha profissão hoje. Talvez algo que não tivesse me deixado tão feliz. Por isso, quando alguém me pergunta se vale a pena entrar nessa área, eu respondo: invista no que você gosta, adquira conhecimento, e você terá sucesso. Aqui nunca nos faltou cliente”, aconselhou.