Aconteceu no final de semana a etapa preparatória para a Maratona SBC de Programação e a equipe do Centro Universitário da Amazônia foi a vencedora de Boa Vista. A competição reuniu quatro equipes. Dois grupos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ficaram em segundo e terceiro lugar na maratona dentre as equipe de Roraima.
A maratona é uma competição realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de graduação nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação e Matemática. Os acadêmicos disputam em equipe, composta por três pessoas, e eles precisam solucionar o maior número de problemas, usando técnicas de programação, no menor tempo possível, e com menor quantidade de tentativas de resoluções possíveis.
“Cada questão resolvida corretamente é computada como um ponto para a equipe e serão registrados o seu tempo de resolução e sua quantidade de postagens erradas. Ou seja, a quantidade de vezes em que a questão foi postada sem estar totalmente correta”, explica o professor da Estácio e diretor de sede da competição, Carlos Bruno Lopes.
Em Boa Vista, a etapa preparatória aconteceu no laboratório de informática da Estácio durante todo o dia de sábado (1). Na primeira parte houve apenas o aquecimento e no restante do dia foi a etapa preparatória para a maratona. Os vencedores da equipe do Centro Universitário foram os alunos Wellington Lopes Souza, Hellen Susan de Oliveira Marques e Guilherme Renatto Saraiva Alves.
A finalidade do evento é incentivar nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Para o professor, a competição também estimula o gosto pela programação e desenvolvimento de softwares para computadores nos alunos.
“Além de complementar o aprendizado de tópicos avançados de algoritmos, estruturas de dados e programação, e raciocínio lógico, assim como na resolução de problemas”, completa. Ele explicou ainda que em setembro acontecerá a maratona de programação onde as equipes vão concorrer a uma vaga para etapa nacional.
A competição também era regional e uma equipe da Universidade Federal do Pará foi a campeã geral da região Norte. No Amazonas, os vencedores foram da Universidade Estadual do Amazonas. No Pará, houve competição em Itaituba (venceu a equipe do Instituto Federal de Educação no estado -IFPA) e Belém, com vencedores da Universidade Federal do Pará. Em Rio Branco, a equipe campeã foi também do Instituto Federal do Acre. Os competidores da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram os vencedores no estado.