Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Escola de Boa Vista é selecionada para participar da Câmara Mirim em Brasília

 

Com o texto “Educação Compartilhada”, de autoria da professora Katiuscia de Melo, a Escola Municipal Ioládio Batista da Silva foi selecionada para participar da sessão deste ano do programa Câmara Mirim, em Brasília. Ao todo, 62 escolas de todo o Brasil se inscreveram, mas apenas nove foram selecionadas. A Ioládio Batista, localizada no bairro São Bento, será a representante de Roraima e a única da Região Norte a participar. “É muito gratificante elevar o nome da escola numa perspectiva positiva. Até porque o projeto é de grande relevância nacional que tem por intuito aproximar o Poder Legislativo dos alunos. Também é uma boa oportunidade que as crianças terão de conhecer como funciona o Parlamento nacional. A minha ideia no texto partiu da necessidade de formar cidadãos críticos e politizados desde criança”, comentou a professora.

A sessão da Câmara Mirim é promovida anualmente pelo Plenarinho (portal infantil da Câmara), onde é realizada uma simulação do processo legislativo, na qual os estudantes vivenciam o dia a dia de um deputado, apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados. O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro, em Brasília-DF e reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes. Da escola Ioládio Batista, foram escolhidos quatro alunos das turmas do 5º ano para participarem em companhia da professora Katiuscia e a gestora da unidade, Uzielita Cardoso. Os custos relacionados à locomoção e hospedagem ficariam a cargo da escola, mas foram assumidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos escolhidos, além de estarem entre os que tiram as melhores notas e apresentam boa oratória, também levarão os traços marcantes de um estado miscigenado, formado por diferentes povos como índios, negros e brancos. Os estudantes Yehudi Diniz e Josué Pascoal são indígenas de etnias Macuxi e Wapixana, respectivamente. A aluna negra é Juliana Carolina e a branca é Grasielle de Jesus. “Escolhemos os alunos levando em conta o seu desempenho e comportamento na escola, e também lembrando que Roraima é um estado que tem uma miscigenação muito grande de pessoas de todos os estados brasileiros, diferentes raças e a etnia indígena é muito presente aqui”, disse Uzielita.

O projeto “Plenarinho” é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o público infantil, oferecendo subsídio para que as crianças desenvolvam o pensamento crítico para a formação de sua cidadania.