Neste sábado, 24, será comemorado o primeiro ano de criação da Escola do Atleta, projeto socioesportivo do Governo do Estado, executado pela Rede Cidadania Esporte, da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social).
A solenidade ocorre no Ginásio de Esporte da Rede Cidadania Atenção Especial, a partir das 8h e segue durante toda a manhã, iniciando com a concentração dos alunos atendidos pela Escola do Atleta e execução dos hinos Nacional e de Roraima, pela banda marcial da Polícia Militar.
Haverá ainda apresentações da Ginástica Rítmica da Escola do Atleta e do grupo de Dança de Rua “Fusion”, da Escola Ana Libória. A governadora fará ainda a entrega de 10 kits de ginástica e 10 chuteiras para os alunos do programa.
Sobre a Escola do Atleta, a secretária Emília Campos afirmou que como órgão responsável por coordenações de assistência social em âmbito estadual, por meio deste projeto, a Setrabes utiliza o esporte como instrumento para a inclusão social. “É uma grande felicidade perceber como a Escola do Atleta cresceu desde que foi implantada. É o maior projeto de inclusão social por meio do esporte do Estado de Roraima, e hoje atende a 800 alunos com assiduidade quase absoluta em quatro núcleos de Boa Vista e na unidade de Rorainópolis”, disse.
Ainda segundo a secretária, além de incentivar a prática do esporte e dar oportunidade para estes jovens desenvolverem seus talentos, o programa é uma ação preventiva do Governo nas áreas da saúde, educação, lazer, segurança pública, e qualidade de vida. As atividades da Escola do Atleta seguem até o dia 10 de dezembro, quando o projeto entrará em recesso até março do ano que vem.
GRATUITA – A Escola do Atleta trabalha com jovens entre 9 e 17 anos dos sexos masculino e feminino matriculados na rede pública de ensino, gratuitamente. A única exigência para permanecer no projeto é a assiduidade dos pais no acompanhamento dos filhos inscritos no programa, por meio da Escola de Pais, também desenvolvida pela Rede Cidadania Esporte. A frequência dos alunos é acompanhada periodicamente por equipe técnica da Secretaria.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação