A temporada 2019/2020 do maior torneio de Robótica está a todo vapor e já começaram as seletivas para etapa regional.
As equipes de Robótica a Macunaima e Win Time da Escola do SESI participarão nos dias 7 e 8 de fevereiro, do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, no SESI Clube do Trabalhador, na cidade de Manaus. Ao todo serão dezesseis componentes entre alunos e mentores que disputarão com 33 equipes da região norte.
Batizada de City Shaper, ela dá aos estudantes o poder de ajudar a construir cidades cada vez melhores. O Torneio SESI de Robótica FLL desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times de dois a dez integrantes e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.
Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
A Escola do SESI por meio do Programa Conecta de Educação Tecnológica que tem como objetivo incentivar os alunos por meio da robótica a criar soluções para problemas existentes na sociedade, realizou diversos treinos, pesquisas e estudos durante o ano de 2019, para que as equipes de Robótica se preparassem para participar do Torneio Regional First Lego Leauge, onde apresentarão seus projetos de inovação e compartilharão suas ideias.
Para a etapa regional serão apresentados dois projetos: Active Traffic (Tráfico Ativo), idealizado pela Macunaima, cujo objetivo é utilizar câmera inteligente que possibilite a identificação da quantidade de carros parados nas vias públicas, a fim criar rotas alternativas e diminuir o tempo de espera dos motoristas.
O segundo projeto, Papel Semente: Juntando-se ao Futuro, desenvolvido pela Win Time, visa reutilizar os vários tipos de papeis impressos usados, em propagandas, por exemplo, e que são descartados pela população. A proposta é tornar esse papel comum em papel reciclável, utilizando sementes na composição que dará novo aspecto e sem prejudicar o meio ambiente.
De acordo com a organização do FLL, a ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes para desenvolverem um projeto que ajude a construir cidades inteligentes, cada vez melhores para as próximas gerações. Por meio de uma competição saudável, os times precisam praticar o Core Values, valores que norteiam a FLL.