Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Escola Estadual Presidente Costa e Silva realizará campanha de combate ao cyberbullying

Alunos e professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS) realizarão entre os meses de outubro e novembro a campanha “Em nosso ciberespaço não cabe cyberbullying”, coordenadas pelas professoras Virginia Albuquerque, de biblioteca, e Maria de Fátima Figueiredo, de língua portuguesa.

A proposta da campanha é sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade em geral, principalmente, às crianças, adolescentes e jovens quanto à importância de combater o cyberbullying.

“O bullying que antes era uma realidade nas escolas, migrou para o ambiente virtual e se transformou no cyberbullying, e agora existe nas redes sociais, grupos de whatsapp e em todos os meios onde os agressores continuam atacando suas vítimas. Como a internet faz parte do cotidiano das crianças, adolescentes e jovens, e teve seu uso intensificado no período da pandemia, o cyberbullying teve um aumento significativo, aliado à sensação de impunidade pelos agressores. Daí a importância da realização de ações como essas no âmbito escolar, mesmo no ensino remoto”, disse a professora Virginia.

Para a gestora da EEPCS, professora Jeane Lima, a campanha pretende impactar o relacionamento virtual dos alunos por meio do enfrentamento ao cyberbullying. “Os alunos serão instigados e terão a oportunidade de falarem abertamente sobre o problema. Para isso usaremos uma metodologia ativa, por meio da qual o aluno possa se expressar e identificar situações de cyberbullying. A tomada de consciência, muitas vezes, não se estabelece a curto prazo, mas é fruto de um processo de reflexão sobre essas situações. E para incentivar a tomada de consciência, a escola quer ir muito além dos espaços formais oportunizando uma saudável interação no ambiente digital, criando assim uma cultura de empatia entre eles”, disse Jeane.

Campanha – A campanha terá um extenso cronograma de sensibilização e mobilização dos alunos para a discussão do tema; rodas de conversas online para os debates entre as turmas; produção de conteúdos pelos próprios alunos mediados pelos professores, como podcasts, vídeos e cards que serão veiculados nas redes sociais da escola.
— 
Virginia Guedelho de Albuquerque CarvalhoPedagoga e JornalistaEscola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS)95 99161-8201