Em busca de incentivar os estudantes a aprender de maneira autônoma e participativa, fazendo-os se sentirem responsáveis pela construção do conhecimento, o projeto Granja na Escola surge como uma importante ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem.
A Escola Estadual Indígena David de Souza, localizada na comunidade Indígena Vista Nova, zona rural de Boa Vista, 22 quilômetros após a região do Passarão, será a escola piloto do projeto. Técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) estão na escola desde o dia 4 de março e seguem até hoje para a implantação do projeto que contará com três etapas.
A primeira etapa é a capacitação dos professores e servidores da comunidade escolar, ministrada pelo agrônomo da Seed, Gabriel Carlon, a capacitação abordará temas como processo de criação de aves, importância socioeconômica, instalações, vacinação e cuidados necessários com os animais.
Na segunda etapa será abordada a parte curricular do projeto, em busca de alinhar o planejamento do professor em sala de aula ao DCRR (Documento Curricular de Roraima), uma vez que a iniciativa desenvolve habilidades e competências em diversas áreas do conhecimento, além de despertar e estimular o empreendedorismo.
Também nesta fase ocorrerá a construção do galpão e preparo do ambiente necessário para a criação das aves. O projeto vai iniciar com a criação de 100 aves. Nesta etapa, o projeto ganhará reforço com a orientação de técnicos da Seapa (Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento) e acompanhamento de engenheiros agrônomos da Seed.
O terceiro momento será o acompanhamento curricular que será realizado pelas equipes da Seed, da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) e DIEI (Divisão de Educação Escolar Indígena).
Os profissionais da Seed vão acompanhar e assessorar a construção do planejamento pedagógico dos professores e de todo o processo de ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento do projeto.
“É um projeto de iniciativa da Seed que tem o objetivo principal de desenvolver a aprendizagem dos alunos a partir da criação de aves, alinhada ao currículo da escola. Estamos neste momento realizando formação junto à comunidade escolar sobre a parte prática com um técnico agrícola e também sobre o alinhamento curricular, com os técnicos da Divisão de Currículo da Seed”, reforçou Diego Araújo de Almeida, professor da DIFC.
A gestora da escola, professora Janira das Chagas Silva destacou que a escola está inserida em uma comunidade ribeirinha onde já trabalham com peixe e que a granja será um desafio que pretende fazer dar certo. Além disso, destacou a importância de a escola receber o projeto piloto.
“É muito gratificante para nós receber esse projeto que vem para nos ajudar na melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos não só na escola, mas em casa, pois vão aprender a empreender, a cuidar dos seus animais, manejar de forma correta e melhorar a alimentação dos alunos” disse Janira.
A professora explicou ainda que o projeto será inserido na matriz curricular da escola dentro da ‘Prática de Projeto”, e que será devidamente alinhado com o conhecimento técnico e científico dentro das disciplinas ministradas na instituição de ensino.
—
Mágida Azulay Khatab
Assessora de Comunicação
Twitter: @Magida_Azulay
MSN: magida_rr@hotmail.com