Escola Maria das Dores Brasil realiza ação de assistência jurídica neste sábado

Para promover o acesso aos direitos dos cidadãos, principalmente das mulheres, a Escola Estadual Maria das Dores Brasil (MDB), localizada no bairro 13 de setembro, realizará neste sábado, 11, uma ação em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR).

Serão ofertados serviços de assistência jurídica para a comunidade. Os atendimentos serão realizados de forma gratuita, das 8h às 12h nas dependências da instituição de ensino.

O objetivo do evento é que a população conheça o papel da DPE/RR em defesa dos direitos das mulheres. Além disso, a Escola estará concorrendo à categoria de Plano de Mobilização do I Concurso de Redação promovido pela DPE/RR que tem como tema “A Defensoria Pública em defesa dos direitos das mulheres”.

Essa categoria consiste na promoção de atividades voltadas para a comunidade escolar na discussão do tema proposto. As três melhores escolas serão premiadas com quantias em dinheiro para serem investidos na própria unidade escolar.

“A participação da escola e dos alunos no Concurso de Redação, é uma forma de incentivar a leitura e escrita sobre o tema. Além disso, a população, principalmente as mulheres,  saberão sobre os seus direitos através das palestras e atendimentos”, explicou a gestora da escola, Beatriz Vasconcelos.

Na área jurídica, serão ofertados os serviços de Ação de Alimentos; Cumprimento de Sentença de Alimentos, Interdição/Curatela, Tomada de Decisão Apoiada; Divórcio Sem Bens, Segunda Via de Registro Civil, Desarquivamento de Processos, orientações e esclarecimento de dúvidas.

Além disso, haverá participação também do Chame da Assembleia Legislativa de Roraima, palestras sobre planejamento familiar, impressão de currículos, oficina de artesanato, recreação infantil, oficina de desenhos, sala de jogos e maquiagem.

CONCURSO DE REDAÇÃO – Os estudantes da Escola Estadual Maria das Dores Brasil estão participando também do I Concurso de Redação promovido pela DPE/RR que tem como tema “A Defensoria Pública em defesa dos direitos das mulheres. A escola promoveu um concurso interno na instituição e os estudantes produziram 105 textos.

Destes, será selecionado um texto por turma, com um total de nove redações. Serão escolhidas as três melhores e o aluno que conquistar o primeiro lugar com a produção textual, será premiado neste sábado pela escola e também irá concorrer com estudantes das demais instituições de ensino no concurso estadual promovido pela DPE/RR.

As inscrições para o concurso da DPE/RR seguem até o dia 17 de maio e podem ser realizadas pelo site www.defensoria.rr.def.br. Poderão participar os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) que estejam devidamente matriculados em escolas da rede estadual ou de ensino técnico estadual.

As redações devem ser devidamente identificadas, inéditas e originais, ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Serão desclassificadas pela Comissão Julgadora, as redações que não seguirem os requisitos do edital.

Os trabalhos concorrerão em três categorias: I-Ensino  Fundamental Regular e EJA). Categoria II – Ensino Médio (Regular, Técnico e EJA), e III – Escola (Regular, Técnico e EJA). A terceira categoria irá premiar escolas que desenvolvem atividades de sensibilização e mobilização junto à comunidade escolar.

Os alunos que conquistarem o primeiro lugar em cada categoria serão premiados com notebook e placa de Honra ao Mérito; Os que conquistarem o segundo lugar e terceiro lugar receberão um Leitor de Livros Digitais. Os professores que orientarem as redações serão agraciados com um certificado de Honra ao Mérito e troféu.

Fonte: SECOM RR