O dia 18 de abril é, sem dúvidas, um dos mais importantes para a literatura nacional, principalmente ao que se refere às obras infantis. Nesta data, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e também aniversário de um dos maiores escritores brasileiros do Século XX, pai de Emília, Narizinho e Visconde de Sabugosa, o grande Monteiro Lobato.
Neste dia, diversas escolas da Rede Municipal de Ensino promoveram atividades em alusão à data. Pinturas, exposições e peças teatrais foram algumas das formas encontradas para homenagear o Dia do Livro e o dia do nascimento do escritor. A Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes reuniu, em um espetáculo, os principais personagens que ainda marcam o imaginário de adultos e crianças.
A peça apresentada teve a participação de professores, assistentes de alunos e pedagogos. De acordo com a coordenadora pedagógica Karine Corrêa, o objetivo desta atividade é despertar o interesse pela leitura, apresentar a biografia de Monteiro Lobato e uma das suas principais obras: o Sítio do Picapau Amarelo. “Foram feitas diversas atividades ao longo do mês, até culminarmos nesta data. Além da apresentação aos pequenos, também preparamos outras apresentações aos alunos maiores”, destacou Karine.
Kelvin Santos, 8 anos, aluno do 2º ano, ficou encantado com a apresentação teatral. “Durante todo o mês fizemos trabalhos na sala com textos e pinturas. A apresentação da peça foi muito legal e engraçada”, ressaltou.
Sala de Leitura
Aproveitando o Dia Nacional do Livro Infantil, a Escola Raimundo Eloy Gomes abriu as portas da Sala de Leitura. Equipada com novos livros e climatizada, a sala atenderá os alunos a partir do 1º período, respeitando o cronograma proposto pelos professores e gestores. O objetivo é atender uma turma diferente diariamente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)