Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Escolas encerram semana do autismo com piquenique no Mirandinha

A Praça do Mirandinha será o cenário do enceramento da Semana de Conscientização Mundial do Autismo, nesta sexta-feira, 7. A Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi convida os alunos autistas das demais escolas municipais para participarem do evento a partir das 8h. A manhã de lazer foi denominada RecrearTEAndo, cuja sigla TEA significa “Transtorno de Espectro Autista”.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura atende atualmente 93 alunos diagnosticados com autismo que são atendidos em 38 escolas. O piquenique será uma forma dos alunos trocarem experiência e interagirem com os profissionais da educação, por meio de diversas brincadeiras.

Foram convidados também gestores, cuidadores e professores do Atendimento Educacional Especializado. O objetivo é proporcionar uma manhã agradável para os alunos, com lanche e brincadeiras. Assim cada escola deverá levar alimentação, água e toalha para ficarem à vontade na grama.

Mais Ações

A Escola Municipal Tia Linda também fará um piquenique na quinta-feira, 6, com alunos do Atendimento Educacional Especializado e seus pais. Será no Parque Germano Augusto Sampaio a partir das 16h. Assim como as demais escolas da rede municipal o tema autismo foi massificado nas atividades internas. A escola também promoveu uma semana de ações com panfletagens, dinâmicas e na sexta-feira, 7, às 8h, será feita uma passeata “Por um mundo Azul”, nas proximidades da escola, que fica localizada na rua Vereador Valdemar Gomes, nº 722, bairro Doutor Sílvio Botelho.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) – A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Além de alertar a sociedade e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer sobre o assunto.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtorno de Espectro Autista (TEA)”. Os sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, entre outros. É importante frisar existem diferentes níveis da doença, as características variam de pessoa para pessoa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)