Escritora lança livro sobre terapia em grupo em Boa Vista

Casos reais de pessoas que buscaram na terapia em grupo uma nova forma de se reerguer e seguir um novo caminho. A escritora amazonense Patrícia Noronha relata muitas dessas histórias em seu sua obra Grupo de Terapia: Compartilhando Histórias, da editora Chiado, que será lançado no dia 3 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Roraima, às 19h30.

Essa será a primeira vez que Patrícia lançará o livro em outro estado. Ela contou a equipe do Educarr sobre essa experiência presenciada e vivenciada por 10 pessoas do grupo de terapia o qual frequenta. “Muito provavelmente [as pessoas] se identificarão com algum (ou alguns) participante(s)”, afirma.

São relatos de pessoas comuns com histórias de traição, abandono, solidão, abuso, sofridas na infância ou na fase adulta, e com ajuda terapêutica tentam contornar os percalços em suas vidas, na busca de mais qualidade de vida e se tornarem pessoas melhores. Patrícia conheceu esse grupo por intermédio da sua terapeuta. “Ela disse que seria bom se eu pudesse participar e conhecer a história de outras pessoas”, lembrou e se mostrou mais interessada quando passou a conhecer alguns casos. E foi durante os encontros que ela resolveu então anotar o que ouvia em um diário.

Dois meses depois de iniciar o trabalho, Patrícia revelou os rascunhos à terapeuta e recebeu o incentivo para continuar e, posteriormente, transformar o diário em um livro. Tempos depois a escritora tinha em mãos material suficiente para publicar. Em novembro de 2015, enviou o manuscrito para editora que aprovou o conteúdo. “Fiquei absolutamente maravilhada, mas apreensiva. Afinal, o grupo tinha que dar sua autorização. Se eles não quisessem, nada feito”, conta.

Após dar o conhecimento aos companheiros de terapia, Patrícia recebeu aprovação de todos. “A motivação, tanto minha quanto dos outros integrantes do grupo, é poder ajudar outras pessoas, mostrar que, às vezes, precisamos de um profissional, de um terapeuta, para colocar a casa em ordem. Essa é a nossa motivação”. O livro, segundo a autora, mostra que há saída para problemas e traumas, mas para isso é necessário que a pessoa encare-os.

Questionada sobre os depoimentos que mais chamaram a atenção dela, Patrícia revelou que foram as histórias de abuso sexual, pois não imaginava o quão próximo podiam estar. “Essa triste realidade permeia todas as classes sociais e é um risco constante às nossas crianças, em especial”, frisa.

Patrícia está na elaboração da segunda parte do livro com os porquês, evoluções e superações dos participantes. Outra obra da autora é um livro de poesias para crianças, inspiradas pelos integrantes do Instituto Ler para Crescer, no Amazonas. O livro é vendido ao custo de R$ 25,00, em formato impresso ou e-book, pelo endereço eletrônico da editora Chiado (http://www.chiadoeditora.com).

patricia-noronha-credito-erica-andrade-1

Sobre a autora – Patrícia Noronha é natural de Benjamim Constant (AM), divorciada, mãe de dois filhos e funcionária de um banco nacional. Patrícia segue uma linha literária simples, com diálogos ilustrativos e que fazem os leitores se sentirem participantes de um grupo de terapia. Ela é coordenadora do Instituto Ler para Crescer, que desenvolve atividades educacionais com crianças e adolescentes carentes em Manaus. O projeto fica localizado no bairro Colônia Terra Nova I, na Zona Norte de Manaus.

Por Yasmin Guedes

Fotos: arquivo pessoal