O Espaço Usina Cultura promove nesta terça-feira (24), às 19h, a roda de conversa Dramaturgias Urgentes: escritas e cenas negras. A atividade é realizada em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A roda de conversa será no Laboratório de Poéticas, localizado no Bloco I da UFRR, com mediação do diretor pernambucano Kleber Lourenço, artista e pesquisador em teatro, dança e culturas tradicionais. O evento é direcionado para atores, companhias de teatro e pessoas interessadas.
A ação conta com patrocínio da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio do Programa de Apoio a Ações Continuadas em Espaços Artísticos, e é realizada em alusão ao Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro.
A gestora do Espaço Usina Cultura, Silmara Costa explica a proposta do evento. “Vai ser uma conversa sobre a pesquisa que o Kleber faz sobre o corpo negro, das culturas populares, essa relação dança-teatro. Também é uma forma de marcar o Dia Nacional do Teatro, que é uma data muito importante na valorização do artista de teatro”, ressalta.
Durante a atividade, serão discutidos processos criativos contemporâneos nas artes da cena, destacando vozes e histórias negras. Kleber Lourenço está em Boa Vista a convite da Cia Arteatro, para direção teatral do espetáculo infantil Boi Blimundo, com estreia marcada para os dias 28 e 29 de setembro.
Boi Blimundo – Inspirado em um conto da tradição popular de Cabo Verde, que passa de geração em geração por meio da oralidade, o espetáculo estreia no próximo final de semana, com duas apresentações gratuitas no Espaço Usina Cultura.
A sessão de sábado (28) será às 19h30. No domingo (29), o espetáculo começa às 19h. O Espaço Usina Cultura está localizado na rua Raio Solar, 59, bairro Jóquei Clube, abriga a Cia Arteatro e o Ponto de Cultura Usina Cultura em Boa Vista.
A peça conta a história de um boi forte e apaixonado pela liberdade, mas que vive em um reino dominado por um tirano. A apresentação é livre para todos os públicos e, com linguagem simples, realiza uma adaptação das manifestações afro-brasileiras do bumba meu boi, levando o público à reflexão sobre temas contemporâneos.