Com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos e minimizar os impactos sobre o calendário acadêmico por conta do cenário do COVID-19 (novo coronavírus), a Estácio começou a oferecer nacionalmente, desde o dia 23 de março, uma plataforma digital para seus 300 mil alunos da modalidade presencial. Todos que estivão inseridos nessa modalidade têm aulas com os mesmos professores que vinham ministrando presencialmente as disciplinas. As aulas são transmitidas ao vivo pela internet, com interação, chat, discussões e dúvidas, e ficarão gravadas para quem não pôde acompanhar.
“Nosso foco é garantir a continuidade acadêmica, facilitando a vida do aluno presencial na adaptação para o novo modelo, e também a saúde e o bem-estar dos alunos, professores e colaboradores. Essa é uma situação excepcional e de transição até que tenhamos retorno das aulas presenciais. Não é a oferta dos cursos do nosso portfólio EaD, é uma solução diferente, em que o professor está igualmente escalado para a aula, no mesmo horário, com o mesmo conteúdo. Só a sala de aula é diferente. Agradeço muito aos nossos professores, que estão totalmente engajados com o sucesso da solução e reportando que as aulas têm sido excelentes”, explica o vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio, Adriano Pistore.
A Estácio estima ministrar nacionalmente quase 15 mil aulas por semana, para atender os estudantes da modalidade presencial. Além das aulas ao vivo pela internet, a instituição está desenvolvendo outras soluções de amplo alcance, que vão ajudar as pessoas nesse período.
“Criamos um hotsite para que os alunos acompanhem as notícias sobre o retorno das aulas ou sobre a prorrogação desse período, atividades acadêmicas com conteúdo on-line, além de disponibilizar em nossos canais informações sobre utilidade pública, como, por exemplo, dicas para estudar on-line, de saúde e de educação financeira. Colocamos no ar nosso primeiro vestibular online, que já está disponível desde o dia 20 de março. Reduzir o impacto sobre a sociedade como um todo também é papel de uma instituição de ensino em situações como esta”, complementa Pistore.
Em Roraima, cerca de 4.500 alunos da modalidade presencial passaram a ter aulas ao vivo pela internet. A reitora do Centro Universitário, Brena Linhares, comenta que os alunos estão enviando um feedback positivo. “ Eles estão gostando muito das aulas ao vivo. A tecnologia utilizada pela Estácio permite que o aluno tenha a aula, no mesmo horário da aula presencial, pela internet e encontre seus colegas nas salas virtuais, onde o professor de cada disciplina ministra a aula e o aluno acompanha de sua casa”, explicou.
“Com inovação, tecnologia e o trabalho da nossa equipe acadêmica conseguimos sair na frente e dar toda a atenção aos nossos alunos neste momento de isolamento social”, completa a reitora. Já a estudante de Biomedicina, Alícia Ferreira, afirma estar satisfeita com a iniciativa da instituição. “A priori, é nítido o esforço da Estácio, dos coordenadores e do copo docente para que os discentes não percam o período. Fico feliz pela instituição ter apresentado essa alternativa aos alunos, para que possamos seguir o semestre”, destacou a estudante.
A Estácio, visando cumprir as diretrizes judiciais e governamentais, suspendeu as aulas presenciais de acordo com as orientações legais. Para a instituição, a prioridade é ajudar, de forma efetiva, no esforço nacional ao combate à propagação do vírus.
ATENDIMENTO REMOTO
Os estudantes que precisarem tirar alguma dúvida, poderão entrar em contato com os coordenadores, ou buscar o atendimento pelos telefones 0800-880-6767 ou 4003-6767.
A Secretaria Acadêmica mantém os atendimentos por meio de mensagens de WhatsApp.
Alunos da modalidade presencial: (95) 98803-7502
Alunos da modalidade EaD: (95) 98803-3963
Já os serviços disponíveis via internet continuam normalmente no Aluno Online.