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Estácio ganha prêmio por boas práticas e vai representar o Brasil em evento internacional

O projeto de atendimento gratuito às pessoas de baixa renda desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Contábil da Estácio da Amazônia e intensificado no período de declaração de imposto de renda, foi um dos vencedores do concurso promovido pela Receita Federal.

O coordenador do Núcleo e um aluno da instituição vencedora devem representar o Brasil no seminário da Área de Governança do Programa EUROsociAL+, que será realizado em um país da América Latina ainda a ser definido. O concurso de audiovisual da Receita tem como finalidade premiar boas práticas desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio Contábil no Brasil durante o período de pandemia da Covid-19, com os atendimentos gratuitos a pessoas físicas e jurídicas com menor poder aquisitivo e grupos populacionais vulneráveis.

No Centro Universitário Estácio da Amazônia, quando o isolamento social foi necessário, os alunos e professores passaram a atender, pelo WhatsApp e por e-mail, alcançando moradores de comunidades indígenas tanto do interior de Roraima como do Amazonas. Além disso, nos primeiros meses de cadastro para o Auxílio Emergencial, os alunos e professores ofereceram atendimento para as pessoas que precisavam da regularização do CPF. 

“Participar do evento já é satisfatório. Agora ser finalista, ser escolhido e ter um reconhecimento nacional pela Receita Federal do Brasil é uma realização muito grande. Todos que aqui estão e, principalmente, o nosso aluno que se empenha, dedica seu tempo a atender o projeto, tem contato direto com o contribuinte e com essa prática futuramente terá mais segurança no momento de encarar o mercado”, comenta o coordenador do NAF da Estácio, professor Eduardo Merlim.

Para a aluna de Ciências Contábeis do Centro Universitário, Renata Aleska, a satisfação de participar do NAF foi dobrada esse ano. Segundo ela, tudo que um aluno do curso precisa aprender na prática é possível testar quando atua no Núcleo de Apoio Contábil. 

“No Núcleo nós oferecemos mais de 20 serviços e a gente incluiu o atendimento remoto, justamente, para que pudesse facilitar o acesso no período da pandemia. Toda essa atuação que o NAF vem fazendo nos permite ter a experiência que precisamos para ir para o mercado de trabalho, desenvolvendo nossas habilidades e o aprendizado que a gente adquire na sala de aula. Fazer o atendimento direto com a população gera benefício para ambas as partes. Para a gente que está enriquecendo nossos conhecimentos e também para quem está recebendo”, conclui.

Para o delegado da Receita Federal em Roraima, Roberto Paulo Santos, é um orgulho ter uma instituição de ensino superior de Roraima como vencedora do concurso. “E parabéns a todos pelo sucesso e pelo trabalho que realmente proporciona atendimento às pessoas que mais precisam de auxílio. É uma alegria para o nosso Estado saber dessa grande conquista”, ressaltou