Estácio inaugura policlínica veterinária e firma parcerias com instituições públicas e privadas

Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (31), a Policlínica Escola do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Estácio da Amazônia, com a participação de autoridades da área, professores e alunos da instituição. Durante a solenidade, foram assinados oito termos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas para a realização de estágios acadêmicos.

Firmaram parcerias com a Estácio a Superintendência Federal de Agricultura, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Índio, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Instituto de Educação de Roraima (IERR) e Cooperativa Agropecuária de Roraima (Coopercarne).

Para a reitora da Estácio, Brena Linhares, o momento é de celebrar conquistas, mas também de ampliar o leque de instituições parceiras para possibilitar aos estudantes de graduação a troca de experiência do mercado na prática. “Os nossos alunos precisam dessa etapa, precisam estar no mercado, precisam dessa vivência, porque dessa forma conseguimos concluir o processo de aprendizagem e entregar um profissional qualificado”, ressaltou.

Ela relembrou todo o processo de desenvolvimento do hospital veterinário que foi entregue à comunidade acadêmica, reforçando que desde o início a Estácio investe em conhecimento “porque possui visão de futuro”. “Se há 20 anos os pioneiros desse mercado não tivessem tido essa visão, hoje nós não estaríamos aqui inaugurando essa policlínica de Medicina Veterinária. E a Estácio é assim: tem inovação e tecnologia na veia e pensa no futuro deste estado”, concluiu.

O secretário Emerson Baú representou o Governo do Estado no evento e reforçou que iniciativas como esta ajudam a seguir quebrando antigos paradigmas como da falta de confiança do mercado externo em Roraima. “As pessoas daqui trabalharam durante 30 anos de maneira estratégica e com um esforço sobrenatural para romper esses paradigmas, romper padrões comportamentais de que aqui não dá, aqui nada funciona. E se existem pessoas ousadas e com formação eu consigo fazer a diferença. E esse é o resultado dessa diferença. Hoje estou à frente da Seadi, e eu tenho um corpo técnico, que boa parte saiu aqui de dentro, mostrando que a Estácio já está e faz parte da nossa sociedade”, ressaltou.

A Policlínica Escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário possui uma área de 1.200 metros quadrados e recebeu um investimento de mais de R$5 milhões em infraestrutura e equipamentos. O local está estruturado com baia de triagem, de internação, área de consultas, laboratórios, sala de raio-x, centro cirúrgico, sala de necrópsia e laboratório de reprodução animal.