Estácio promove discussão sobre mitos e verdades sobre doação de órgãos

O Centro Universitário Estácio da Amazônia em parceria com a Central Estadual de Transplantes de Roraima vai realizar, nesta quinta-feira (26) um encontro para discutir Mitos e verdades sobre doação de órgãos e transplantes, um gesto tão importante que pode salvar vidas. A palestra será no auditório da instituição, a partir das 19h.

A ideia do encontro é dirimir o maior número possível de dúvidas dos acadêmicos da área de Saúde, público-alvo da iniciativa. Mas qualquer pessoa que tenha interesse sobre o assunto também pode participar. A palestra será apresentada pela enfermeira Márcia Alencar Cavalcante, da Central de Transplantes.

Para ela, é mais do que urgente discutir os mitos e verdades sobre doação porque ainda existem alguns tabus que envolvem a questão. “Uma delas é a deformação do corpo após a captação de algum órgão ou tecido. Fato que não ocorre. Todo o cuidado é prestado ao corpo para devolvê-lo à família”, garante Márcia.

O importante nesse momento, ainda de acordo com a enfermeira da Central, é que sejam massificadas as verdades relacionadas ao tema porque “o mito criado pelo imaginário popular sempre traz algum prejuízo”. “E o que ocorre de mais verdadeiro é que a doação beneficia muitas pessoas, dando a algumas uma melhor qualidade de vida e a outras uma segunda chance de vida. Isso sim é fundamental ser propagado e intensificado”, ressalta.

INSCRIÇÃO

O evento é gratuito, aberto para população e aos alunos da área de saúde. Para participar, os interessados precisam se inscrever pela internet no link: https://bit.ly/2l8sufx.

A PALESTRANTE

A enfermeira Márcia Cristina Barbosa de Alencar Cavalcante possui pós-graduação em Captação, Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Eisntein e é servidora pública atuando na Central Estadual de Transplantes de Roraima.