Estácio promove maratona de programação em Boa Vista este final de semana

A primeira edição do Hackathon Estácio da Amazônia, uma maratona de programação, acontece em Boa Vista neste final de semana. O evento promete reunir acadêmicos e profissionais ligados ao Desenvolvimento de Softwares e Tecnologias Computacionais (programadores, designers, engenheiros, empresários, outros), com objetivo de desenvolver soluções em software ou tecnológicas para um fim específico ou voltadas à projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

Conforme o professor do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Ornélio Hinterholz, essa modalidade de evento tem como foco a resolução de problemas reais e, em geral, as empresas fornecem os desafios que serão resolvidos pelos competidores. Essa edição, ainda conforme ele, é apenas para a comunidade acadêmica do estado. “No futuro, podemos fazer um Hackathon com outro formato”, complementou.

O termo Hackathon resulta da combinação de duas palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). “Esse é um evento de Maratona de Programação não presencial, de caráter interdisciplinar, intercursos, interpessoal e colaborativo, cuja finalidade é fomentar a participação, assim como o interesse, da comunidade universitária na concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas e computacionais inovadoras para problemas de cunho sócio-ambiental e econômico”, informou.

Podem participar alunos, professores, técnicos-administrativos de qualquer instituição de Ensino Superior de Roraima interessados em contribuir com o desenvolvimento de soluções de problemas computacionais. O evento tem início às 15 horas da sexta-feira, dia 19, e segue até às 18h do domingo, dia 21. No endereço eletrônico https://sites.google.com/view/hackthonestaciorr é possível obter mais informações sobre o evento, como a agenda, passos para inscrição e o regulamento, entre outros.