Para ampliar as discussões sobre inclusão no espaço acadêmico, o Centro Universitário Estácio da Amazônia promove nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 19h, a palestra “Autismo: responsabilidade de todos no contexto educacional”. O evento pretende debater a inclusão de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente universitário.
A palestra será realizada no auditório da Estácio, no bairro União, é voltada para todos os acadêmicos e profissionais que frequentam a instituição de ensino, e será ministrada pela psicóloga Ronasa Luz, que vai fazer uma abordagem na perspectiva das relações entre o acadêmico autista e professor.
A professora do curso de Serviço Social e Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), Nilza Firmino, explicou que o evento foi organizado como forma de melhorar as relações dos estudantes autistas com os discentes e com a própria instituição, buscando compreender como são as dinâmicas de relação nas salas de aula e tentando adequar o espaço universitário para melhor atender essas pessoas. “O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e a Coordenadoria de Extensão da Estácio. O NAE atende todos os acadêmicos da instituição sempre procurando buscar como melhorar a relação destes com os professores, uns com os outros e com o Centro Universitário. Atendemos todos os alunos buscando melhorar seu convívio na instituição e buscando atender todas as demandas que ele possa precisar”, relatou a coordenadora.
Para a coordenadora, a palestra vem para sanar as dúvidas das pessoas que convivem no ambiente acadêmico sobre pessoas autistas e sua relação com as universidades e escolas. Para ela ampliar os espaços de discussão sobre a temática para que todos se reconheçam como iguais. “Temos como expectativa o público compreender que todos somos iguais, temos direitos e acessos aos serviços, não podendo ser limitado por motivos de preconceitos ou indiferenças”, concluiu.