Estácio promove palestras sobre infecções sexualmente transmissíveis aos alunos do ensino fundamental

Teve início, nesta quarta-feira (19), uma série de palestras que o curso de Enfermagem da Estácio da Amazônia vai promover em escolas de Boa Vista, tratando sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O público-alvo da atividade são alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, quando os estudantes se encontram na faixa etária entre 13 e 17 anos.

De acordo com Jhonatan Calel de Moura, professor dos cursos de saúde da Estácio, a educação sexual precisa cada vez mais ser incluída no conteúdo escolar, do fundamental ao médio, uma vez que os adolescentes estão começando a ter vida sexual ativa mais cedo. “Se por algum constrangimento, esse adolescente não tem orientação em casa, então o ideal é que ocorra uma orientação na escola para alertá-lo e fazê-lo entender a importância da prevenção”, explica.

No primeiro dia de encontro, o professor disse que cada turma reagiu de forma diferente a abordagem ao assunto. “Aqueles adolescentes que não tiveram a oportunidade de falar durante a palestra, me procuraram ao final para tirar dúvidas e buscar mais informações. Isso é importante”, destacou.

Segundo o professor, as infeções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. As infecções mais comuns nessa idade são gonorreia, herpes genital e HPV. Mas também são IST’s os casos de sífilis, candidíase, cancro mole e HIV.

Para dar continuidade a essa atividade, após o carnaval o curso de Enfermagem volta à Escola Antônio Ferreira e a escola Caranã.