Estácio realiza minicurso sobre Direito Internacional Humanitário

Os alunos de Direito da Estácio da Amazônia são público-alvo do minicurso de Direito Internacional Humanitário, que acontece esta semana na instituição. Mas o evento é gratuito e aberto ao público, portanto, quem tiver interesse no assunto pode se inscrever para participar. O curso será no dia 14 de março, no auditório da Estácio, e as vagas são limitadas.

Para se inscrever, os alunos da Estácio precisam se inscrever por meio do Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). Os demais interessados precisam se dirigir à coordenação do curso de Direito. Informações podem ser obtidas no telefone 2121-5522.

A capacitação será comandada pelo coronel do Exército, Carlos Frederico Cinelli. A programação do curso prevê conhecimentos teóricos e históricos sobre o Direito Internacional Humanitário, Direitos Humanos, além dos conceitos sobre conflito armado, guerra, principais crimes de guerra e o papel do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Para a professora Rozinara Barreto, coordenadora de extensão do curso de Direito da Estácio, esse é o um momento mais que propício para a capacitação, uma vez que o estado de Roraima está entre os lugares que mais recebe imigrantes nesse crescente fluxo migratório vindo da Venezuela. “O que nós estamos vivendo hoje em nossa sociedade nos obriga a obter conhecimento de direitos humanitários. Portanto, é importante para que o nosso acadêmico desenvolva esse exercício de cidadania”, avalia.

Ela afirma ainda que os alunos de Direito precisam desse aperfeiçoamento, visto que a profissão auxilia na “conduta para uma convivência digna e pacífica na sociedade”. “O conhecimento do direito humanitário vai enriquecer nossos acadêmicos porque o curso trata sobre normas que estimulam condutas mais justas, que levam ao respeito, ao amor ao próximo e à transformação do nosso acadêmico, e de todos aqueles que quiserem participar, em agentes modificadores do seu meio social”, explica.

O INSTRUTOR

Atualmente, o coronel Carlos Frederico Cinelli é o chefe do Estado-Maior conjunto da Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação Acolhida) em Boa Vista. É doutor em Ciências Militares e em Política e Estratégia Marítimas. É também especialista em Direito Internacional dos Conflitos Armados e cursou aperfeiçoamento em emprego tático de Infantaria no Exército dos Estados Unidos, integrando o contingente brasileiro da missão de paz da ONU em Angola.

Ele é autor da obra “Direito Internacional Humanitário: ética e legitimidade no uso da força em conflitos armados”, publicado pela Editora Juruá. Em 2018, durante a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, foi porta-voz do gabinete de intervenção e do comando conjunto das Operações de Garantia da Lei e da Ordem.

SERVIÇO

Minicurso de Direito Humanitário

Data: 14 de março

Horário: 8h às 12h / 14h às 18h

Local: auditório da Estácio da Amazônia

Inscrições: Acadêmicos no SIA, demais participantes: na coordenação de Direito

Informações: 2121-5522