Já foram definidas as linhas de pesquisas dos dois mestrados interinstitucionais que o Centro Universitário Estácio da Amazônia passará a oferecer este ano em Boa Vista em parceria com a Universidade Estácio de Sá. Os profissionais das áreas de Direito e Educação já podem se preparar para aguardar o lançamento do edital, previsto para ser divulgado ainda este mês de março.
Os mestrados vão oferecer 25 vagas para cada curso e a previsão é de que as aulas devem começar já no mês de abril. Para profissionais e operadores do Direito, o mestrado terá como área de concentração o Direito Público e Evolução Social, abrangendo o Direito Constitucional, a Teoria da Constituição, a Teoria dos Direitos Fundamentais e a Filosofia do Direito. As linhas de pesquisa serão “Acesso à justiça e efetividade do processo” e “Direitos fundamentais e novos direitos”. A nota do CAPES para Direito é 5.
Já para a área da Educação serão três linhas de pesquisas que o mestrado da Estácio vai oferecer. A primeira delas envolverá ‘Políticas, gestão e formação de educadores’, com a finalidade de analisar desde as políticas educacionais, as práticas de gestão aos processos de formação dos educadores. Na segunda linha, ‘Representações sociais e práticas educativas’, o objetivo é abordar os processos de produção de interesse da educação e suas relações com a cultura, implicações e sua contribuição para a construção de identidades. Por último, a linha ‘Tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais’ pretende aprofundar a discussão quanto à emergência das novas tecnologias e seus impactos nos processos educacionais, sobretudo na educação a distância. A nota da CAPES para Educação é 4.